Siga o OTD

Surfe

Michel Rodrigues e Laura Raupp brilham e levam 9 na Praia Mole

Competição feminina terá dois duelos entre Brasil e Peru na semifinal; No masculino, os oito melhores são nascidos no país

Michel Rodrigues - Laura Raupp - Praia Mole -QS 1000 de Florianópolis - QS 3000 de Florianópolis
(Marcio David / LayBack Pro)

Após quatro dias intensos de show de surfe na Praia Mole, os títulos do Billabong apresenta LayBack Pro serão decididos na manhã deste domingo (13) em Florianópolis. No sábado de mar pesado, com ondas de 6 pés sólidos e muito correnteza, foram definidas as semifinais da etapa feminina do WSL Qualifying Series com status QS 1000 e as quartas de final do QS 3000 masculino. O cearense Michael Rodrigues e a catarinense Laura Raupp se destacaram com os recordes do dia, ambos recebendo nota 9,00, a maior de toda a semana.

+Ágatha e Duda vencem semifinal e se despedirão com ouro ou prata

O WSL Qualifying Series dá vagas ao Challenge Series, porta de entrada para o Circuito Mundial da WSL, a elite do surfe mundial. Confira um resumo do que melhor ocorreu no dia.

QS 1000 feminino

Na categoria feminina, dois duelos entre Brasil e Peru vão definir as finalistasna Praia Mole. No sábado, as quartas de final foram formadas por dois confrontos somente entre surfistas do Brasil e outros dois só com peruanas. Na primeira bateria peruana, Arena Rodriguez Vargas, 16 anos, surpreendeu a atleta olímpica e atual campeã sul-americana da WSL Latin America, Daniella Rosas, 19.

A disputa seguinte foi entre duas surfistas da nova geração brasileira, que estavam estreando em etapas do WSL Qualifying Series, como Arena Vargas. A filha do famoso big-rider, Everaldo “Pato” Teixeira, Isabelle Nalu, de 14 anos de idade, largou na frente. Mas, Laura Raupp, 15 anos mostrou muita coragem para reverter a situação.

Primeiro, pegou uma esquerda que abriu o paredão e mandou um rasgadão de backside, que valeu nota 7,0. Logo depois, entrou numa esquerda que armou uma junção cavernosa e atacou com muita agressividade, para igualar a nota 9,0 de Michael Rodrigues. Os 16,00 pontos que Laura Raupp totalizou, só ficaram abaixo dos 16,30 que o cearense atingiu na sexta-feira, somando notas 8,50 e 7,80. 

Tirando a irmã do tricampeão

No outro duelo verde-amarelo, a mais experiente, Summer Macedo, 21 anos, que estava competindo nas etapas do WSL Challenger Series realizadas nos Estados Unidos, Portugal e França, antes de vir para o Brasil, derrotou a irmã do tricampeão mundial, Sophia Medina, 17 anos. Summer já disputou duas etapas do WSL Qualifying Series na América do Sul esse ano, ambas no mês de junho no Equador e chegou nas finais das duas. Na primeira, em Montañita, perdeu o título para Silvana Lima e na segunda, em Salinas, para a peruana Daniella Rosas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Nunca vou esquecer daquelas finais. Tive duas chances de ganhar e não consegui, então estou pronta agora para tentar a vitória aqui”, prometeu Summer Macedo. “Acho que o tempo que estou morando em Saquarema, me ajudou para surfar neste mar pesado daqui”.

Nesse sábado (13), Michael Rodrigues, e Laura Raupp se destacaram e levaram as melhores notas do QS 1000 e 3000 da Praia Mole, em Santa Catarina, até aqui - Summer Macedo
Summer Macedo é semifinalista na Praia Mole (Marcio David / LayBack Pro)

QS 3000 masculino

Os homens encararam as condições desafiadoras do mar duas vezes no sábado. Michael Rodrigues e os catarinenses Yago Dora e Willian Cardoso, ganharam as duas baterias que disputaram. Na segunda, Michael, que há muitos anos mora em Floripa, aumentou seu próprio recorde de nota de 8,50 para 9,00, numa direita que mandou um aéreo rodando perfeito e uma batida explosiva na junção. Ele e Yago Dora fizeram o maior placar do dia na segunda vitória deles, os mesmos 14,03 pontos, com o catarinense somando notas 7,53 e 6,50. 

Michael Rodrigues vai disputar a última vaga para as semifinais, com outro surfista nascido no Nordeste, que há muitos anos mora em Floripa como ele e sempre surfa na Praia Mole, o paraibano José Francisco. Fininho, como é conhecido, levantou a torcida que lotou as areias no sábado, com sua classificação na disputa vencida pelo catarinense Willian Cardoso. Os dois barraram um top da elite do CT 2021, Alex Ribeiro, além de Lucas Silveira, que mora em Portugal e veio ao Brasil especialmente para competir

Yago Dora é o cabeça de chave número 1 desta nova etapa do Circuito Mundial da World Surf League, que está marcando o retorno da Praia Mole ao calendário do WSL Qualifying Series depois de 11 anos e da capital catarinense após 6 anos. Ele e Robson Santos passaram juntos na primeira bateria que disputaram no sábado, eliminando o catarinense Alejo Muniz e o baiano Marco Fernandez. Depois, Yago voltou a agitar o público na praia, quando derrotou três paulistas, Eduardo Motta, Renan Pulga e Hizunomê Bettero.

Mais em Surfe