Siga o OTD

Surfe

Summer Macedo e outros oito surfistas avançam em Hossegor

Disputa na França foi retomada após dois dias; nove surfistas ainda tentam a vaga entre os 48 melhores nessa quarta-feira (20)

Summer Macedo surfe feminino Challenger Series de Portugal
(@WSL/Damien Poullenot)

Após dois dias de paralização por conta de ondas fracas, foi retomada aa etapa de Hossegor, na França, do Challenger Series de surfe, nesta terça-feira (19). No naipe feminino, o Brasil avançou com Bianca Summer Macedo, a única brasileira que ainda restava. Já o masculino estreou e teve Alex Ribeiro, Marcos Correa, Thiago Camarão, Caio Ibeli, Edgard Groggia, Jesse Mendes, Yago Dora e Lucas SIlveira avançando para o Round de 48.

Michel Rodrigues, Rafael Teixeira, Lucas Vicente, Ian Gouveia acabaram eliminados, enquanto que João Chianca, Mateus Herdy, Wesley Dantas, Willian Cardoso, Wiggolly Dantas, Alejo Muniz, Victor Bernardo, Luel Felipe e Samuel Pupo não conseguiram entrar na água antes do fim do dia em Hossegor e completarão a Rodada dos 96 do naipe masculino nessa quarta-feira (20).

Resumo do dia

O dia começou bem para o Brasil na etapa de Hossegor do Challenger Series. Abrindo a disputa feminina, a jovem Summer Macedo somou 12.30. Com isso, ficou em segundo lugar da sua bateria, a última dentre as mulheres, e garantiu a classificação para o Round de 32. A brasileira ficou atrás da americana Caitilin Simmers (13.80) e bateu a havaiana Luana Silva (12.93) e a australiana Ellie Brooks (10.00).

Na sexta-feira (16), Silvana Lima e vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb já haviam sido eliminadas após terminarem suas respectivas baterias em 3º lugar.

Brasil tem 64% de aproveitamento no masculino

Na sequência, começou a disputa do masculino, com 21 representantes do país: Alex Ribeiro, Michael Rodrigues, Rafael Teixeira, Caio Ibelli, Thiago Camarão, Marcos Correa, Jesse Mendes, Lucas Vicente, Ian Gouveia, Edgard Groggia, Yago Dora e Lucas Silveira.

Alex Ribeiro foi o primeiro a avançar ao Round de 48. Na quarta bateria, se manteve fora das duas primeiras colocações por um tempo, mas encaixou bom surfe na parte final e terminou em segundo lugar com 12.06.

Na 7ª bateria, Marcos Correa e Thiago Camarão competiram juntos e fizeram uma dobradinha rumo ao Round de 48. Os dois despacharam o francês Gaspard Larsonneur e o americano Patrick Gudauskas com 13.87 e 10.10, respectivamente.

Na sequência, Caio Ibelli também avançou ao ficar em segundo lugar na 8ª bateria. Ibelli conseguiu boas notas nas primeiras ondas e passou com 12.03, atrás apenas de Josh Burke, de Barbados.

Jesse Mendes veio em seguida e também passou em segundo lugar. Com 10.98, se garantiu entre os 48 ao lado do francês Joan Duru, vencedor com 13.20. Uma bateria depois, Edgard Groggia foi o único dos dois brasileiros que conseguiu a classificação. Com 12.03, ficou atrás de Ramzi Boukhiam, do Marrocos, e eliminou o compatriota Ian Gouveia.

O dia terminou com a segunda dobradinha do Brasil no dia. Yago Dora e Lucas Silveira ficaram respectivamente em 1º e 2º lugar de suas baterias e avançaram para o Round de 48. Ambos deixaram para trás Andy Criere, da Espanha, e Kauli Vaast, da França.

Challenger Series

O Challenger Series é a porta de acesso para o Championship Tour 2022, no qual os melhores surfistas do mundo competem. No masculino, 12 vagas estão disponíveis. No feminino, apenas seis. Agora, após a disputa em Hossegor, resta mais uma etapa para o fechamento do ranking do Challenger Series.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Entre os homens, apenas um brasileiro está na zona de classificação por enquanto. É João Chianca, que ocupa a 11ª posição do ranking. Entre as mulheres, Silvana Lima aparece em 33º lugar na classificação, enquando Summer Macedo é a 37ª.

Mais em Surfe