Siga o OTD

Surfe

Filipe Toledo vence Medina na final e conquista etapa do Surf Ranch

Filipe Toledo tem grande desempenho e conquista a etapa disputada na piscina de ondas

(WSL)

Filipe Toledo é o campeão da etapa do Surf Ranch do Circuito Mundial. Em um final brasileira, ele teve desempenho espetacular na sua segunda entrada na água na decisão e conseguiu superar Gabriel Medina no sexto evento do campeonato de 2021, realizado na piscina de ondas de Kelly Slater na Califórnia, nos Estados Unidos.

Foi a terceira final consecutiva entre eles no Surf Ranch, sendo que Medina havia triunfado nas duas anteriores em Lemoore. Mas agora Filipe Toledo deu o troco, tendo derrotado o compatriota por 17,94 a 10,60. E, com isso, ascendeu para o terceiro lugar no campeonato, com 32.065 pontos.

Apesar da derrota, Medina segue tendo temporada brilhante. Foi a sua quinta final em seis eventos, com dois títulos. Assim, permanece na liderança folgada do ranking mundial, com 46.720 pontos, Já está, inclusive, classificado para o WSL Finals, que reunirá os cinco melhores surfistas do campeonato para decidir o título em Trestles, nos Estados Unidos, em setembro.

Entre Medina e Filipe Toledo, está Italo Ferreira, o segundo colocado do ranking, com 33.555 pontos. E o Top 5 também conta com o australiano Morgan Cibilic, com 24.610, e o norte-americano Griffin Colapinto, com 24.235.

+ Tati Weston-Webb é eliminada na semi e termina em 3º lugar no Surf Ranch

A próxima etapa do Circuito Mundial de Surfe, a sétima da temporada 2021, está marcada apenas para agosto, no México, com a janela de competições prevista para o período entre os dias 10 a 20. Antes disso, porém, Medina vai competir na Olimpíada de Tóquio como um dos representantes brasileiros – o outro será Italo.

A final

Em sua primeira entrada na água, na onda para a direita, Filipe Toledo vinha bem, mas buscou uma manobra típica sua, a “club sandwich”, quando sofreu uma queda e conseguiu a nota 7,50. Já para a esquerda, o desempenho foi um pouco pior, com 7,33, após cometer um erro na finalização.

Na sequência, Medina teve grande desempenho e obteve a nota 8,67 na onda para a direita, recebendo o reconhecimento de Filipe Toledo, que assistia a sua apresentação e o aplaudiu. Mas ao arriscar um aéreo na onda para a esquerda e cair, obteve apenas a modesta 1,93, o que levou o adversário a iniciar a segunda tentativa na liderança.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na sua volta para a água, Filipe Toledo foi espetacular na onda para a direita. Praticamente perfeito, conseguiu a nota 9,67. A sua apresentação para a esquerda também foi muito boa, conseguindo 8,27 e o somatório de 17,94 pontos.

Medina, então, entrou pressionado para a sua última tentativa. Ao cometer alguns erros, obteve apenas 6,27 para a direita, sem, portanto, melhorar a sua nota. Ele precisava, assim, de 9,28 para ser novamente campeão no Surf Ranch. Mas caiu na sua onda para a esquerda. Obteve apenas 1,93, permitindo a festa de Filipe Toledo na Califórnia.

Mais em Surfe