Siga o OTD

Surfe

Yanca Costa conquista título brasileiro de surfe na Bahia

Surfista cearense confirmou o título brasileiros após disputa de etapa de Salvador, vencida por Silvana Lima

Yanca Costa levou o título de campeã brasileira de surf (Rodrigo Calzone)

A cearense Yanca Costa é a nova campeã brasileira de surfe profissional da CBS (Confederação Brasileira de Surf). O título foi conquistado nesta sexta-feira (18), na praia da Gávea, em Salvador (BA), cidade que recebeu a 3ª e última etapa do ranking do CBSurf Pro Tour.

Uma das maiores estrelas da história do surfe brasileiro e classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a também cearense Silvana Lima ficou com a vitória nessa terceira etapa.

A sexta-feira foi marcado por ondas de 1 metro, com boa formação, especialmente pela manhã, e as baterias finais da categoria masculina serão disputadas neste sábado (19). No total, atletas de 12 estados participam do evento, que distribui R$ 80 mil de premiação, igualmente dividida entre as duas categorias, com R$ 12 mil aos vitoriosos.

Yanca Costa Surfe
3ª Etapa do Circuito Brasileiro foi vencida por Silvana Lima (Divulgação)

“É muito irado ganhar o circuito. Já venho batalhando há muito tempo, batendo na trave por vários anos, e desta vez deu certo. Estou muito feliz e quero agradecer a Deus, que estava aqui comigo e me ajudou, e vamos com tudo para o próximo ano, treinar mais e surfar mais para poder defender o título”, comemorou Yanca.

+ Após ataque de tubarão, WSL leva etapa feminina pra Pipeline

Caminho difícil para o título

Radicada há vários anos no Rio de Janeiro, Yanca chegou como líder do ranking e perdeu logo na estreia, para Silvana Lima e Juliana dos Santos. A partir daí, ficou na torcida pelos tropeços das concorrentes à taça. Na mesma fase, a também cearense Larissa dos Santos e a catarinense Laura Raupp se despediram da briga pelo título, enquanto a cearense Ariane Gomes e as cariocas Julia Duarte e Taís de Almeida seguiram às semifinais.

Logo na primeira semi, Yanca Costa viu mais duas concorrentes caírem. Julia Duarte e Ariane Gomes foram eliminadas pela catarinense Tainá Hinckel e a cearense Silvana Lima. A única ameaça passou a ser a experiente Taís de Almeida, escalada no outro confronto. Para a alegria de Yanca, Taís também foi barrada, terminando em último lugar na sua bateria, que teve como classificadas a carioca Bianca Macedo e a paulista Julia Santos.

Já a etapa foi vencida por outra cearense. Depois de trocar de prancha, Silvana Lima conseguiu as suas duas melhores ondas e virou o placar contra a carioca Bianca Macedo. Com notas 6.50 e 5.70 nas duas últimas ondas, Silvana totalizou 12.20 pontos. Atrás dela, ficaram superar Bianca (11.15), a catarinense Tainá Hinckel (10.30) e a paulista Julia Santos, campeã nacional em 2019 (9.70).

Título masculino será definido no sábado

A sexta-feira marcou ainda o a primeira fase masculina da etapa masculina do Circuito Brasileiro de Surfe. Foi uma largada com direito a um show do pernambucano Luel Felipe. Ele teve a maior nota do dia (9.00) e o maior somatório, 16.50 pontos em 20 possíveis.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Outros que fizeram bonito nas ondas de Vilas foram o potiguar Alan Jhones, o paulista Luan Carvalho e o baiano Bino Lopes. Alan e Luan arrancaram nota 8.50 dos juízes, enquanto Bino fez o somatório de 14.75 pontos, segundo maior do dia.

Os tops do Circuito estreiam neste sábado apenas na terceira fase. Entre eles o paulista Marcos Corrêa, líder do ranking brasileiro com 1.320 pontos. Também estarão em ação os ex-integrantes da elite mundial Ian Gouveia e Wiggolly Dantas, que também estão no páreo pelo título. A competição tem reinício 7h30 e a final está prevista para 14h50.

Mais em Surfe