Siga o OTD

Surfe

John John Florence quebra hegemonia dos brasileiros e é campeão mundial de surfe


Depois de dois títulos seguidos conquistados pelo Brasil, em 2014 com Gabriel Medina e em 2015 com Adriano de Souza, o Havaí voltou a fazer um campeão mundial de surfe. Nesta terça-feira, John John Florence venceu a etapa de Peniche, em Portugal, e levantou a taça pela primeira vez na carreira.

O havaiano brigava pelo título com Gabriel Medina, segundo colocado no ranking mundial. Mas o brasileiro foi mal em Peniche e acabou sendo eliminado na terceira fase. Sem a concorrência do campeão de 2014, John John Florence ficou com o caminho livre para conquistar o título com uma etapa de antecipação.


Nesta terça-feira, John John disputou duas baterias. A primeira, válida pela fase semifinal, ele teve pela frente o americano Kolohe Andino e não teve dificuldades para super-lo. O havaiano tirou 6,17 e 7,67 em suas duas melhores ondas e ficou com 13,84 contra apenas 8,47 de seu adversário.


Mas a vitória ainda não tinha lhe garantido o título. Para ir à final em Peniche já campeão, John John tinha que torcer contra Jordy Smith. O sul-africano era o único que podia impedir a conquista antecipada do havaiano desde que vencesse a etapa de Portugal. Mas, numa bateria muito equilibrada contra o americano Conner Coffin, ele acabou derrotado por apenas 0,63 de diferença. Coffin somou 15,00 em suas notas, um 6,00 e um 9,00, enquanto Smith ficou com 14,37 conseguindo um 7,20 e outro 7,17.


Com a eliminação de Jordy Smith, John John Florence já podia comemorar o título mundial. O havaiano já era o campeão da temporada. Mas ele queria mais. Mesmo com a conquista já garantida, ele não relaxou e foi para cima de Conner Coffin na final. Ele já tinha um 7,17 e, em sua última onda na bateria, tirou 9,50,  a melhor nota do dia, que lhe garantiu a vitória por 16,67 a 9,93 e o título em Portugal para coroar sua conquista mundial.

A Liga Mundial de Surfe continua em dezembro. A janela para a disputa da etapa do Havaí será entre os dias 8 e 20, mas a disputa já está definida. John John soma 56.400 pontos contra 45.450 de Gabriel Medina. Como cada etapa vale 10.000 pontos, o brasileiro não tem mais como alcançar o havaiano. Jordy Smith é o terceiro colocado do Mundial com 41.700.

Em dez etapas disputadas até agora, John John Florence venceu duas, Rio de Janeiro e Peniche, Matt Wilkinson, quarto do mundo, também ganhou duas. Além deles, venceram etapas em 2016 Gabriel Medina, Jordy Smith, Sebastian Zietz, Mick Fanning, Kelly Slater e Keanu Asing.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe