Siga o OTD

Surfe

Com praias abrindo, protocolo aponta como fazer a retomada

CBSurf aponta série de recomendações para o retorno da modalidade em meio à pandemia do novo coronavírus que assola o país

Artur Siva, no Brasileiro de Surfe
Artur Siva, no Brasileiro de Surfe -(Marcio David)

Esporte individual, o surfe vai aos poucos sendo liberado nas praias brasileiras em meio à pandemia. No mundo, também está retornando, contudo alguns cuidados são essenciais nesse retorno, e a CBSurf (Confederação Brasileira de Surfe) desenvolveu um protocolo de retomada.

Antes de mais nada, segundo a entidade, é preciso verificar com as autoridades locais se a prática do surfe está liberada, visto que a pandemia ainda é preocupante e está com alta disseminação no Brasil.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Enquanto Ítalo Ferreira praticamente não deixou de surfar na Baía Formosa, Rio Grande do Norte, Gabriel Medina só caiu no mar na metade de maio, por exemplo.

Medina na Paúba, litoral norte de São Paulo, no último dia 28/05

O Estado do Rio de Janeiro autorizou também a volta do surfe às praias na última semana, mas em São Paulo a decisão está por conta dos municípios. Ubatuba já liberou, com algumas restrições de horário e dias da semana. Os dois estados são os mais afetados pelo novo coronavírus.

Orientações

Em plena pandemia, a CBSurf ressalta que cada indivíduo tem que ser muito responsável neste retorno ao mar. É importante respeitar o tempo fora das ondas e voltar aos poucos. Qualquer sintoma deve ser levado em conta e o atleta ou praticante não deve se aventurar no mar.

Campeão Mundial Ítalo Ferreira ganha documentário especial da WSL Studios
Ítalo Ferreira é o atual campeão do Circuito Mundial e praticamente não deixou de treinar durante a pandemia (WSL/Cestari SOCIAL)

Saudações e interações não são recomendadas, devendo-se manter distante dois metros de outra pessoa. Manter-se higienizado e usar máscara até entrar no mar. Não compartilhar nada.

Os técnicos dos atletas profissionais devem usar máscara durante todo o treino e orientar para que todas as precauções sejam tomadas.

É vital que os equipamentos sejam higienizados antes e depois da prática. Nada de ficar marcando toca após o exercício, direto para casa após o surfe.

Mais em Surfe