Siga o OTD

Surfe

Tubarão interrompe etapa do Mundial de surfe. Veja vídeo!

A presença de um tubarão há cerca de 100m de onde estava sendo disputada a bateria entre o brasileiro Filipe Toledo, o sul-africano Jordy Smith e o australiano Julian Wilson pela quarta fase da etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, do Mundial de Surfe, fez com que a competição fosse interrompida pela organização quando faltavam cerca de 11 minutos para o fim da disputa. O animal saltou duas vezes no outside e em uma delas chegou aparecer no vídeo da transmissão oficial (veja acima). A equipe responsável por patrulhar a água comunicou imediatamente a direção da WSL (World Surf League), que decidiu paralisar imediatamente o torneio e marcar o reinício para 2h30 da madrugada de quarta-feira (7h30 da manhã no horário local).

Antes do tubarão aparecer e atrapalhar a sequência da competição, foi disputada toda a terceira fase e as duas primeiras baterias da quarta. O destaque brasileiro foi Gabriel Medina. O campeão mundial de 2014 derrotou o australiano Bebe Durbidge ao somar 15,83 contra 12,57 do adversário pela terceira fase. Na quarta fase, venceu a bateria contra Joan Duru, da França, e Owen Wright, da Austrália, com um desempenho ainda melhor. Suas duas melhores notas foram 9,07 e 9,67, totalizando 18,74 e garantindo vaga direta nas quartas-de-final e mandando Duru e Wright para a repescagem.

O outro brasileiro que ainda está na disputa é Filipe Toledo, que brilhou na segunda-feira ao ser o primerio surfista a conseguir uma nota 10 no torneio. Filipinho foi beneficiado pela lesão de Kelly Slater, que seria seu adversário na terceira fase e avançou direto para a quarta, mas não pôde disputar a bateria completa por conta da presença do tubarão. No momento da interrupção, Jordy Smith liderava o placar com notas 7.17 e 4.50. Filipe era o segundo com 5.83 e 4.60, seguido por Julian Wilson, que tinha 3.93 e 4.87.

Adriano de Souza, Caio Ibelli, Jadson André e Ítalo Ferreira foram eliminados na terceira fase. Mineirinho foi derrotado por Joan Duru por 15,50 a 14,40. Já Caio Ibelli perdeu para Mick Fanning por 14,24 a 12,67. Jádson André se depediu diante do atual campeão mundial, John John Florence, que venceu por 18,27 a 9,94. E Ítalo Ferreira perdeu para Michel Bourez numa disputa acirradíssima por 16,73 a 16,07.

O melhor desempenho do dia foi de Jordy Smith na terceira fase. O sul-africano fez uma bateria incrível ao conseguir duas notas dez para derrotar o italiano Leonardo Fioravanti, que somou 16,17.

Além de Gabriel Medina, o português Frederico Morais já está garantido nas quartas-de-final. Ele venceu uma bateria dificílima contra John John Florence e Mick Fanning. Com notas 9,60 e 9,47, somou 19,07 e venceu o havaiano, que mesmo tirando uma nota dez ficou com 17,17. Florence e Fanning, que somou 14,90, vão disputar a repescagem.

A competição será reaberta na madrugada desta quarta com a disputa dos 11 minutos finais da bateria de Filipinho, Smith e Wilson seguida pela disputa entre o americano Conner Coffin, o taitiano Michel Bourez e o australiano Matt Wilkinson.

 

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe