Siga o OTD

Surfe

Filipinho avança e obriga Medina a vencer para levar título em Portugal

Filipe Toledo chega nas oitavas e obriga Medina vencer Peniche para sair de lá campeão. Ítalo também avançou

(arquivo)

O brasileiro Filipe Toledo avançou na etapa de Peniche do circuito mundial de surfe nesta sexta (18) e garantiu vaga nas oitavas de final da competição disputada nas ondas da praia de Supertubos, em Peniche. Com isso, obriga Gabriel Medina a vencer a etapa se quiser sair de lá campeão.

Se ganhar mais uma bateria e se classificar para as quartas de final, Filipe Toledo leva a decisão do título para o Havaí, a última etapa da temporada. Medina, Ítalo Ferreira, o sul-africano Jordy Smith e Kolohe Andino, dos Estados Unidos, outros três envolvidos na disputa do título, também seguem vivos.

Gabriel Medina, brasileiro líder do ranking mundial, é o único que pode conquistar o título na etapa de Peniche. Além de ter de vencer, precisa que a final não seja com Ítalo Ferreira e que Flipinho não fique entre os oito melhores. Caso Medina vença em Supertubos, mas não leve o título, pelo menos tira Jordy Smith e Kolohe Andino da briga.

Brasileiro avançam

Os três brasileiros aspirantes ao título enfrentaram atletas da casa nesta sexta. Filipe Toledo eliminou Vasco Ribeiro na quinta bateria por 14,60 a 10,10 (veja acima). Gabriel Medina derrotou Miguel Blanco somando 13,67 contra 8,33, e Ítalo Ferreira vez 16,20 contra 10,33 de Frederico Morais.

Na próxima etapa Filipe Toledo vai enfrentar o australiano Wade Carmichael. Medina terá o compatriota Caio Ibelli, que na terceira rodada passou pelo francês Michel Bourez. Ítalo Ferreira pega Conner Coffin, dos Estados Unidos, algoz do brasileiro Willian Cardoso.

Outros três brasileiros passaram para as oitavas de final, com destaque para Peterson Crisanto, que conseguiu a maior nota do campeonato: 9,87 (confira abaixo). Ele venceu Jeremy Flores por 16,54 a 15,00 na 11ª bateria.

Na seguinte, Jesse Mendes, que já havia superado a repescagem nesta sexta-feira, venceu o australiano Owen Wright por 11,20 a 10,93. Michael Rodrigues passou pelo compatriota Deivid Silva por 9,27 a 7,27.

Yago Dora foi eliminado por pelo australiano Wade Carmichael e Jadson Andre perdeu para Kolohe Andino.

Weston-Webb segue em frente

No feminino foi realizada apenas a segunda rodada, a repescagem, e a brasileira Tatiana Weston-Webb se classificou sem precisar entrar na água, já a havaiana Malia Manuel não pode competir. Como duas passavam, a brasileira avançou ao lado de Paige Hareb, da Austrália.

Silvana Lima, a outra brasileira na etapa de Peniche do circuito mundial, já estava na terceira rodada, as oitavas de final da chave feminina. Ela enfrenta Lakey Peterson, dos Estados Unidos. Tatiana Weston-Webb pega a havaiana Coco Ho.

A próxima chamada para o campeonato está marcada para as 4h de Brasília.

Oitavas de final em Peniche

Masculino
1. Jordy Smith x Griffin Colapinto
2. Kolohe Andino x Michael Rodrigues
3. Filipe Toledo x Wade Carmichael
4. Kanoa Igarashi x Kelly Slater
5. Gabriel Medina x Caio Ibelli
6. Peterson Crisanto x Jessé Mendes
7. Ítalo Ferreira x Conner Coffin
8. Jack Freestone x Soli Bailey

Feminino
1. Caroline Marks x Bronte Macaulay
2. Stephanie Gilmore x Macy Callaghan
3. Sally Fitzgibbons x Keely Andrew
4. Tatiana Weston-Webb x Coco Ho
5. Carissa Moore x Paige Hareb
6. Johanne Defay x Brisa Hennessy
7. Lakey Peterson x Silvana Lima
8. Courtney Conlogue x Nikki Van Dijk

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Surfe