Siga o OTD

Sports Network

Inovação no basquete europeu – Meetup N3XT SPORTS | por Leo Risso

Tudo o que rolou no Meetup N3XT SPORTS, sobre inovação na gestão do basquete europeu.

Das coisas positivas que comecei a fazer na quarentena, uma delas é consumir conteúdo também de fora do Brasil. Esse meetup me chamou muito a atenção por abordar um assunto essencial pra qualquer negócio e muito aquecido na indústria esportiva europeia, Inovação💡

Provavelmente quando você leu o título, já pensou em tecnologia e não está errado…mas o processo de inovação também tange outras aplicações. Segundo o Luca Scafati da Euroliga, há uns anos atrás os clubes se tornaram muito mais preparados para se desenvolverem, após passarem por uma mudança de estrutura organizacional: sports focused ➡️ business focused

A exemplo disso, foi apresentado o modelo do FC Bayern Basketball, com uma equipe administrativa de 50 pessoas e dividida em 5 principais áreas:

Marketing | Sponsoring | Media & Content | Business Development | Corporate

Dá pra entender mais detalhes no link a seguir: https://fcb-basketball.de/de/fcbb/organisation

Uma estrutura preparada e focada em business é a base para a implementação de qualquer inovação, seja ela de caráter tecnológico ou qualquer outro. Afinal, é importante ter recursos, sustentabilidade financeira e uma marca forte para influenciar positivamente toda a cadeia de apoiadores, sem perder a importância de olhar para o desenvolvimento e resultados esportivos.

Exemplificando o resultado recente dessa mudança, teremos em 2021, a inauguração da SAP GARDEN arena que será dividida entre o Bayern e um time de hóquei da Red Bull com capacidade de mais de 10.000 pessoas. O projeto é realmente muito moderno e foi desenvolvido pela 3XN (projeto completo aqui: https://3xn.com/project/sportsarena-olympiapark) e além de diversas características focadas em sustentabilidade, conta com tecnologia da SAP (desenvolvedora de software) para tornar a experiência do consumidor a mais completa e inesquecível possível, além de um sistema integrado de big data para entender detalhadamente cada passo da sua fan base.

“Há muita inovação tecnológica hoje, o desafio é integrar” – Luca Scafati

Houve muitas falas sobre a importância dos fãs, que Euroliga pensa para e com os clubes e como a inovação é peça fundamental nesse desenvolvimento. Essa filosofia realmente ficou marcada na minha cabeça quando assisti ao meetup, principalmente, quando comentaram sobre algumas iniciativas:

 A Liga tem um fundo para incentivar projetos de inovação e transformação digital dos clubes. Imagina como seria se a CBF, por exemplo, fizesse isso por aqui?

 Fan XP: desafio de inovação para startups de tecnologia do mundo todo apresentarem projetos que melhorem a experiência do fã.

 Reporting Hub: plataforma que possibilita qualquer pessoa que esteja assistindo o jogo a reportar uma conduta inapropriada que não respeite o código de ética dentro daquele ambiente:

 Compartilhamento de boas práticas: as equipes entendem que fora das quadras não deve haver rivalidade, mas contribuição! Por isso, compartilham KPIs, categorias de produtos mais vendido e outras boas práticas que performam bem em seus países.

 Business performance ranking: a Euroliga ranqueia e premia as melhores performances no âmbito dos negócios.

O basquete em si, é um esporte muito “marketable” e apreciado no mundo inteiro. Esse meetup mostrou um mercado muito forte e com potencial de crescimento ainda maior!

Eu, como ex-atleta e amante da modalidade, acredito muito no trabalho da Liga Nacional de Basquete e da CBB para desenvolver ainda mais esse esporte que já vem crescendo muito por aqui. Um dos fatores que fez com que o NBB se tornar uma liga muito expressiva, foi o seu caráter inovador! O caminho é longo e devemos cada vez explorar mais mercados, entender o que pode funcionar por aqui e aplicar.

Curtiu o artigo e quer ficar ligado em assuntos de business no mundo do basquete? Segue lá o BASKET BIZ 🤟🏀 >> https://br.linkedin.com/company/basketbiz

Leonardo Risso é graduando em administração na Unicamp, fundador da Liga de Marketing, membro do grupo de pesquisa Sport.Map (Sports Management and Policies research group) e vencedor do 1° Hackathon Allianz Parque.

Mais em Sports Network