Siga o OTD

Skate

Gabryel Aguilar, no Street, e Augusto Akio, no Park, lideram eliminatórias

Segunda etapa do STU National 2024 começa classificando 12 skatistas de cada modalidade para as semifinais deste sábado

Na imagem, Gabryel Aguilar descendo pelo corrimão com seu skate.
Gabryel Aguilar descendo pelo corrimão com seu skate. Foto: Julio Detefon/ Divulgação STU

A abertura da segunda etapa do STU National ocorreu nesta sexta-feira (22) em Criciúma, no Parque da Prefeitura. Assim, os melhores skatistas do país droparam nas eliminatórias tanto da modalidade Street, quanto da modalidade Park. Primeiramente, Gabryel Aguilar foi quem explorou com mais técnica e precisão os corrimãos, bancos, rampas e escadas da pista. E Augusto Akio dominou o bowl não só com seu talento, mas também com sua empatia.

Plano Certo

O dia começou com as eliminatórias do Street. Então, entre uma rápida parada e outra devido ao chuvisco de um céu parcialmente nublado, as seis baterias com os 24 skatistas até transcorreram bem. Desse modo, em cada uma delas, avançava direto para a semifinal deste sábado apenas o primeiro. Além disso, o segundo e terceiro foram para uma repescagem e o quarto, automaticamente eliminado. Quem brilhou com a maior nota após duas voltas de 45 segundos foi o paulistano Gabryel Aguilar, de 24 anos, com uma linha que lhe rendeu um 77,37.

“É um dia de cada vez, um passo de cada vez. Fiz um plano pra hoje, que graças a Deus funcionou, e amanhã na semifinal farei quase a mesma coisa, só mudando algumas manobras. Quero agradecer primeiramente a Deus por proporcionar essa festa de skate. Estou feliz por todos os outros que avançaram e tenho o máximo respeito pelos demais que não passaram, porque todos que estão aqui andam muito e têm qualidade, o nível é bem alto. E campeonato é assim mesmo: num dia a gente erra, no outro a gente acerta. Só nós ali dentro da pista sabemos da pressão e do nervosismo que é”, disse Gabryel Aguilar.

Confira os classificados:

  • Ivan Monteiro – 74,89 (bateria 1);
  • João Lucas Alves – 73,12 (bateria 2);
  • Gabryel Aguilar – 77,37 (bateria 3);
  • Lucas Rabelo – 71,82 (bateria 4);
  • Jhony Melhado – 68,88 (bateria 5);
  • Wacson Mass – 69,96 (bateria 6); e
  • Douglas Molocope, Ismael Henrique, Sebastian Simonetto, Vitor Genghini, Marcelo Batista e Luiz Francisco (repescagem).

Japinha celebridade

Japinha voado, como de costume, no bowl catarinense. Foto: Julio Detefon/ Divulgação STU

Já no Park, a grande atração, dentro e fora da pista, foi Augusto Akio. Após vencer sua bateria, com aquela que seria a maior nota das eliminatórias (88,46), as muitas crianças nas arquibancadas, de diferentes projetos sociais de Criciúma e cidades vizinhas, foram brindadas com a presença do Japinha. Depois de ter seu nome incessantemente gritado, ele apareceu ali para fazer a festa da molecada. Foi o momento para pegar autógrafos, tirar fotos e fazer muitos vídeos. Atual terceiro colocado do ranking mundial, melhor brasileiro na corrida olímpica rumo a Paris-2024, ele falou sobre seu dia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Tinha preparado uma apresentação pra hoje, que foi a que mostrei logo na minha primeira volta, e tirei uma boa nota. Mas, depois de ver o rolê do Pedro Carvalho, isso me motivou e me inspirou a melhorar ainda mais pra atingir a nota 88,00 adicionando um heel flip, além de toda minha execução ter sido mais limpa”, explicou Japinha, que falou sobre o carinho recebido: “Dou muito valor àquilo que é sincero, que é puro. Com a energia que aquelas crianças estavam emanando enquanto me apresentava, só quis retribuir da melhor maneira, estar ao lado, cumprimentar, olhar no olho, abraçar e trocar experiências”.

Portanto, os classificados foram:

  • Gui Khury – 81,00 (bateria 1);
  • Augusto Akio – 88,46 (bateria 2);
  • Kalani Konig – 82,00 (bateria 3);
  • Luiz Francisco – 76,83 (bateria 4);
  • Murilo Peres – 78,00 (bateria 5);
  • Pedro Vita – 72,11 (bateria 6); e
  • Ian Poleto, Mateus Guerreiro, Hugo Montezuma, Pedro Quintas, Weslley Alves e Pedro Carvalho (repescagem).

*Com informações de SMG (assessoria).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Skate