Siga o OTD

Skate

Augusto Akio e Pedro Barros fazem dobradinha no Mundial

Augusto Akio conquista a medalha de prata e Pedro Barros leva o bronze no Mundial de skate park, em Sharjah

Augusto Akio e Pedro Barros Mundial de skate park
Augusto Akio e Pedro Barros sorriem para foto (Foto: Julio Detefon/CBSk)

Dobradinha! Os brasileiros Augusto Akio e Pedro Barros subiram no pódio no Mundial de skate park, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, neste domingo (12). Sensação da competição, Augusto levou a medalha de prata com 92.00, enquanto Pedro foi bronze com 90.00. O campeão foi o norte-americano Jagger Eaton, com 93.00.

+ Luisa Stefani e Shuai Zhang vencem o WTA 500 de Abu Dhabi

Esta foi a primeira medalha mundial de Augusto Akio, que tem 22 anos. Ele foi uma das sensações da competição, não só pelas manobras, mas também por seu carisma além da pista. Malabarista, o paranaense fez algumas demonstrações de suas habilidades antes das apresentações de skate. Já Pedro, prata em Tóquio-2020, volta ao pódio do Mundial após dois vices (2016 e 2017) e um ouro em 2019.

Augusto Akio Pedro Barros Mundial de skate park
Augusto Akio e Pedro Barros se abraçam (Foto: Julio Detefon/CBSk)

Como foi a final

Oito atletas participaram da final masculina no Mundial de skate park. Cada um deles fez três voltas de 45 segundos, mas apenas a de maior pontuação foi computada para a classificação geral. Quinto melhor da semifinal, Pedro Barros foi o quarto atleta a se apresentar, enquanto Augusto Akio, líder na véspera, competiu por último.

Os brasileiros começaram a final com tudo. Primeiro, o vice-campeão olímpico Pedro Barros fez uma primeira volta limpa e recheada de grandes manobras e anotou 90.00 pontos para saltar para o primeiro lugar. Logo em seguida, Augusto Akio recebeu 88.06 e ficou em segundo lugar. Ao fim da primeira rodada, os dois estavam fazendo dobradinha de ouro e prata.

Augusto Akio Mundial skate park
Augusto Akio em ação (Foto: Julio Detefon/CBSk)

Na segunda rodada, Akio melhorou ainda mais a sua volta e tomou a dianteira, com 92.00 pontos. Pedro Barros caiu, mas ninguém o ultrapassou. Foi somente na terceira e última volta que Jagger Eaton conseguiu passar a frente dos brasileiros. Com uma excelente apresentação, ele recebeu 93.00 pontos e saltou para o primeiro lugar. Augusto e Pedro caíram terminaram em segundo e em terceiro.

Saldo dos Mundiais

Além do Mundial de park, Sharjah também recebeu o Mundial de street na última semana. Somando as duas competições, o Brasil contou com 40 atletas e faturou três medalhas: uma de ouro, com Rayssa Leal no street feminino; uma de prata, com Augusto Akio, no park masculino. e uma de bronze, com Pedro Barros, no park masculino. Kelvin Hoefler ainda foi quarto colocado na final do street feminino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A única disputa em que o Brasil não teve finalistas foi o park feminino. Yndiara Asp ficou em nono lugar na semifinal, enquanto Raicca Ventura foi a 11ª. Na decisão, realizada neste domingo (12), a britânica Sky Brown foi a campeã, com 90.83 pontos. As japonesas Kokona Hiraki e Sakura Yosozumi completaram o pódio.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Skate