Siga o OTD

Skate

Cinco brasileiros vão às quartas do street masculino no Mundial

Giovanni Vianna, Ivan Monteiro, Eduardo Neves, Lucas Rabelo e Kelvin Hoefler vão às quartas do Mundial de Street

Giovanni Vianna Mundial de Skate Street
Giovanni Vianna garantiu o top-15 do quali (Foto: Julio Detefon/CBSk)

O Brasil garantiu cinco representantes nas quartas de final masculinas do Mundial de Skate Street, disputado em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Giovanni Vianna, Ivan Monteiro, Eduardo Neves, Lucas Rabelo e Kelvin Hoefler superaram as qualificatórias, nesta quinta-feira (02), e se garantiram no top-32 da competição. Felipe Gustavo, Carlos Ribeiro, Filipe Mota, Gabryel Aguilar, João Lucas Alves e Vinicius Costa também competiram, mas foram eliminados.

+ Pâmela, Marina e Mazetto avançam no Mundial feminino

Ao todo, 168 atletas entraram em ação na classificatória masculina do Mundial de Skate Street, competição que faz parte da corrida olímpica da modalidade para Paris-2024. Eles fizeram duas voltas de 45 segundos, mas apenas a maior pontuação foi contabilizada para a classificação. Os 28 primeiros colocadas avançaram às quartas de final. O top-4 do ranking mundial já estava previamente classificado e não precisou disputar a primeira fase.

Giovanni Vianna foi quem teve o melhor desempenho entre os 11 atletas brasileiros que entraram em ação. Ele anotou 64.25 pontos e ficou na 15ª colocação. Ivan Monteiro ficou em 24º, marcando 58.72. Os outros três brasileiros que avançaram de fase se classificaram no limite. Eduardo Neves, Lucas Rabelo e Kelvin Hoefler ficaram em 26º, 27º e em 28º, respectivamente, marcando 57.44, 56.81 e 56.43.

Kelvin Hoefler Mundial de Skate Street
Kelvin Hoefler, vice-campeão olímpico, avançou no Mundial (Foto: Julio Detefon/CBSk)

Entre aqueles que ficaram de fora da sequência do Mundial, está Felipe Gustavo, que marcou 52.90 e terminou em 34º lugar. Carlos Ribeiro foi o 36º, com 50.80, enquanto Filipe Mota anotou 46.48 pontos para ficar na 47ª colocação. Gabryel Aguilar foi o 51º, com 44.07, João Lucas Alves, o ‘Xuxu’, ficou em 59º lugar, com 41.00, e Vinicius Costa acabou na 106ª posição, com 26.92.

Sequência do Mundial

O líder da qualificatória foi o estadunidense Jagger Eaton, que marcou 83.15, mais de oito pontos a frente do segundo colocado, o japonês Ginwoo Onodera. O Japão, aliás, foi o país que mais garantiu representantes nas quartas ao lado do Brasil: cinco atletas também superaram a classificatória para avançar. Os Estados Unidos confirmaram quatro no top-28.

As quartas de final do street masculino acontecerão já nesta sexta-feira (03), juntamente com as disputas femininas. Entre as mulheres, o Brasil tem quatro atletas ainda vivas na competição: Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Gabi Mazetto e Marina Gabriela. Assim como na classificatória, haverá duas voltas de 45 segundos e apenas a maior pontuação será computada. Os 16 melhores avançam à semifinal.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Skate