Siga o OTD

Skate

Pâmela Rosa e Lucas Rabelo vão representar o Brasil no Pan Júnior

As disputas do skate nos Jogos Pan-Americanos Júnior acontecerão no dia 26 de novembro, no Skate Park Calida

Pâmela Rosa atração SLS Jacksonville
(Instagram/pamelarosaskt)

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) anunciou oficialmente que Pâmela Rosa e Lucas Rabelo serão os representantes da modalidade na primeira edição da história dos Jogos Pan-Americanos Júnior, que acontecem em Cali (Colômbia) entre o final de novembro e o início de dezembro. Os skatistas garantiram vaga com base na colocação no ranking da World Skate (Federação Internacional) e respeitado o limite de idade para o evento – 22 anos até 31/12/2021.

Integrante da seleção brasileira de skate, Pâmela Rosa é a grande líder do ranking mundial feminino. Com 22 anos, ela se sagrou campeã mundial em 2019, no Brasil, e representou o skate nacional na estreia da modalidade em Olimpíadas. Além do título mundial, ao longo da corrida classificatória para os Jogos de Tóquio, a skatista foi bicampeã do Dew Tour (2019 e 2021), campeã do STU Open (2019), venceu a etapa de Londres do Circuito Mundial de Street (2019) e ficou em segundo lugar na etapa de Los Angeles do Circuito (2019).

+Henrique Avancini não descarta Paris e fecha ano ‘pesado’ motivado para 2022

“Sempre uma honra representar meu país. Expectativa é estar bem fisicamente e dar o meu melhor. Venho me recuperando, adquirindo ritmo e estou trabalhando muito para chegar 100% na Colômbia”, destacou Pâmela Rosa.

Um dos grandes nomes da nova geração, Lucas Rabelo, também com 22 anos, integrou a seleção brasileira no período classificatório para os Jogos de Tóquio. O skatista ficou com o terceiro lugar do STU Open (2019) e chegou até o último evento da corrida olímpica (Mundial de Street 2021 – Roma-ITA) disputando uma das três vagas do Street masculino. Ele é o atual 24º do ranking mundial masculino. A princípio, a vaga seria de Giovanni Vianna, 19º do ranking, mas o skatista está em recuperação após passar por uma cirurgia no joelho.

“Estou muito feliz e ansioso em participar dos Jogos Pan-Americanos Júnior. Eu sempre tive o sonho de representar o Brasil em eventos importantes e este com certeza vai ser marcante. Vou dar o meu máximo para levar o ouro para o Brasil”, comentou Lucas Rabelo.

A competição

As disputas do skate nos Jogos Pan-Americanos Júnior acontecerão, então, no dia 26 de novembro, no Skate Park Calida, com final direta composta por 8 skatistas no feminino e 8 no masculino. As finais seguirão o formato olímpico: duas voltas de 45 segundos e 5 tentativas de manobra. A pontuação final será composta, assim, pela soma das 4 maiores notas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os medalhistas de ouro garantem classificação para os Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago (Chile). Na capital chilena, o skate fará a estreia entre as modalidades do evento, assim como já aconteceu neste ano durante os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Os Jogos Pan-Americanos Júnior terão cerimônia de abertura dia 25 de novembro e contarão com quase 4 mil atletas de 41 países, que competirão em 27 modalidades. Os participantes terão entre 14 e 22 anos (até 31/12/2021). Originalmente, o evento estava marcado para setembro, mas as disputas foram adiadas por conta da pandemia do Covid-19.

Mais em Skate