Siga o OTD

Skate

Oito brasileiras avançam às semifinais no Open do Rio

Foram quatro no park e mais quatro no street, que se juntam a outas oito já pré-classificadas, três no park e cinco no street

Isabelle Menezes do Skate Street no Stu Open do Rio
Isabelle Menezes foi a melhor brasileira do dia (Julio Detefon)

O skate feminino brasileiro encerrou o primeiro dia de disputas do Oi STU Open com oito representantes avançando para as semifinais. As classificatórias femininas do Park (Pro Tour) e Street (5 estrelas) abriram a fase de competições do evento e aconteceram simultaneamente na tarde desta quarta-feira (13), na Praça Duó, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

No Park, as 17 mais bem colocadas seguem na competição, dentre elas Victoria Bassi (7ª), Erica Leguizamon (13ª), Camila Borges (14ª) e Bia Sodré (15ª). No total, serão sete brasileiras na semifinal do Park. Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp já estão pré-classificadas por figurarem entre as 15 melhores do ranking mundial da World Skate.

Victória Bassi do Skate Park no Stu Open do Rio
Victória Bassi (Julio Detefon)

“Pra mim foi super irado, eu queria muito passar. Fiquei pensando: eu sei, eu posso e eu consigo. Imaginei a minha linha inteira eu acertando. Pra mim não foi uma pressão. Pra mim o que importa é estar lá me divertindo com as meninas e fazendo o que eu amo, que é andar de skate”, comemora Victoria Bassi, skatista brasileira com melhor colocação no Park do STU Open.

“Achei que foi boa (a estreia) porque consegui montar uma linha muito rápido, achei que não ia ficar tão boa, mas foi suficiente para conseguir passar. Gostei bastante. Na próxima fase eu pretendo melhorar, botar as manobras mais corridas, mais altas”, completa Erica Leguizamon.

Nas eliminatórias, Leticia Gonçalves, Ana Julia Theodoro, Emily Antunes e Luana Iamamoto ainda representaram o skate nacional.

Street

No Street, as 19 melhores passaram de fase. Isabelle Menezes (6ª), Rafaela Murbach (7ª), Giovana Dias (9ª) e Ariadne Souza (18ª) seguem nas disputas. Como Pamela Rosa, Rayssa Leal, Gabriela Mazetto, Virginia Fortes Águas e Isabelly Ávila já estão pré-classificadas (top 15 do ranking mundial), a semifinal feminina do Street do STU Open contará com nove brasileiras no total.

“A sessão foi boa, consegui passar para a semifinal em sexto lugar. Finalmente a chuva deu uma trégua, rendeu esse solzão bonito pra gente. Satisfação em ter passado e poder competir com as outras meninas”, comemora Isabelle Menezes, brasileira mais bem colocada no Street.

Karen Feitosa, Karol Lima e Giulia Scorza também representaram o Brasil nas classificatórias, mas não conseguiram avançar.

Classificatórias masculinas

A quinta-feira (14) sera dia das classificatórias masculinas do STU Open de skate, na Praça Duó, no Rio de Janeiro.

No Park, Héricles Fagundes, Pedro Carvalho, Matheus Mello, Italo Penarrubia, Luigi Cini, Augusto Akio, Vi Kakinho, Hugo Montezuma, Micael dos Passos e Felipe Foguinho estarão nas disputas.

No Street, Felipe Gustavo, Ivan Monteiro, Lucas Rabelo, Luan Oliveira, Marcelo Batista, João Lucas Alves, Gabryel Aguilar, Elton Melonio, Lucas Xaparral e Mike Dias representam o skate brasileiro.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

No Park masculino, Luizinho Francisco, Pedro Barros, Pedro Quintas, Mateus Hiroshi e Murilo Peres já estão entre os pré-classificados para a semifinal. No Street, Kelvin Hoefler tem vaga assegurada.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Skate