Siga o OTD

Skate

Em SP, Pedro Barros defende título mundial de skate park

Após três dias de treinamentos, atletas se preparam para a competição mais importante do ano no calendário da modalidade

Pedro Barros treina para o Mundial de Skate Park
Pedro Barros treina para o Mundial (Pedro Vaz)

O brasileiro Pedro Barros é o grande nome do Brasil no naipe masculino do Mundial de Skate Park que começa para valer nesta quinta-feira (12), em São Paulo. Dentre os rivais que vão tentar tirar o título dele está o havaiano Heimana Reynolds, atual líder do ranking mundial. A competição vale ainda na corrida olímpica.

Além de Pedro Barros, o Brasil estará representado por outros atletas da seleção como Yndiara Asp, atual sétima colocada no ranking internacional, Luizinho Francisco, Isadora Pacheco, Murilo Peres, Dora Varella, Hericles Fagundes, Victoria Bassi, Pedro Quintas e Letícia Gonçalves.

O Mundial de Skate Park vale 80 mil pontos para os vencedores, a maior pontuação possível no ano de 2019, e encerra o calendário da primeira janela classificatória para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Ao fim da primeira janela, os atletas melhores ranqueados garantem vaga diretamente na semifinal dos eventos da segunda janela.

Yndiara Asp, do Skate Park

Yndiara Asp (divulgação/arquivo)

Para definir os atletas que estarão classificados para os Jogos de Tóquio serão contabilizados os dois melhores resultados da primeira janela olímpica (jan/2019 a set/19) e os quatro melhores resultados da segunda janela (set/2019 a maio/20). O Brasil disputa 12 vagas olímpicas, sendo três para cada modalidade (Park e Street), por gênero (masculino e feminino).

Pedro Barros e Heimana Reynolds

A segunda (9), a terça (10) e a quarta-feira (11) foram de preparação para os cerca de 160 skatistas que vão disputar o Mundial de Skate Park, marcado para acabar no domingo (15). O evento, que conta também com programação cultural, acontece no Vans Skatepark, no Parque Urbano Cândido Portinari, na capital paulista.

“Os treinos já estão mostrando o nível de skate da galera. O campeonato está animal, clima está fervendo e a nossa expectativa é a melhor possível”, disse Pedro Barros, octacampeão mundial e vice-líder do ranking.

“Eu particularmente espero que essas arquibancadas estejam lotadas durante as competições para embalar ainda mais os skatistas. A torcida brasileira sempre é muito calorosa e isso nos estimula muito”, acrescentou Pedro Barros.

Heimana Reynolds treina para o Mundial de Skate Park

Heimana Reynolds (Pedro Vaz)

O líder do ranking mundial masculino Heimana Reynolds comemora a oportunidade de estar novamente no Brasil para disputar o Mundial de Skate Park. “Essa é a minha segunda vez no Brasil, eu estive aqui há alguns meses para o Vans Park Series nesse skatepark e eu me amarro nisso, estar no Brasil e andar em pistas diferentes. As pessoas também são muito legais aqui. Eu estou satisfeito de estar de volta, eu me diverti muito na primeira vez e eu estou amarradão por voltar”.

Se Heimana Reynolds e Pedro Barros já conhecem bem a pista, Shaun White, tricampeão olímpico de inverno no snowboarding, compete pela primeira vez no Brasil. Ele chegou a São Paulo uma semana antes para se preparar melhor para o Mundial de Skate Park. “Eu estou muito feliz de estar competindo aqui no Brasil. Estou em São Paulo treinando há uma semana e eu já amo esse skatepark. Ao contrário do snowboard, eu não criei nenhuma expectativa para esse evento. O meu plano é me jogar ao máximo e ver o que rola”.

Outra grande atração da competição é Sky Brown, de apenas 11 anos. “Todas as vezes que eu estou competindo, tenho a chance de ver e estar junto com amigos skatistas, e isso é como um grande encontro! É irado estar junto de um grupo de meninas que estão correndo atrás de seus sonhos. Eu espero que outras meninas de todo o mundo saibam disso e que achem que também podem fazer o mesmo”.

Sky Brown treina para o Mundial de Skate Park

Sky Brown (Pedro Vaz)

Agenda cultural do Mundial de Skate Park

Além da competição esportiva, o Mundial contará com uma grande programação cultural. Na STU Gallery vão rolar as exposições GRRRL, reunindo fotos feitas somente por mulheres de mulheres, e a Bolodoido do Skate no Brasil, que buscou fragmentos da história do skate brasileiro. Na Oi House serão realizadas oficinas de mosaico geométrico, corte e colagem e customização de shapes, com artistas importantes da cena urbana.

A música também invade o Parque Cândido Portinari. Com curadoria do Dj Tamenpi, o palco do STU Music recebe os shows do Bixiga 70, Febem, Mary G, Dead Fish e Curumim, que acontecem de sexta (13) a domingo (15), assim que as manobras se encerram na pista.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Skate