Siga o OTD

Skate

Pedro Barros dá show em Serra Negra e é campeão do Vans Park Series Brasil

Giovana Pinheiro
Enviada Especial a Serra Negra

Pedro Barros deu um verdadeiro show e com o apoio da torcida conquistou o título do Vans Park Series Brasil, a etapa brasileira do circuito mundial de park, uma das duas modalidades do skate que farão parte do programa da Olimpíada de Tóquio.

Longe dos grandes centros, o local escolhido para a competição foi a pacata cidade de Serra Negra, há três horas de São Paulo. Mesmo em uma cidade de 35 mil habitantes, a pista ficava num local afastado: Fazenda Água Santa, que como o nome já diz, se localiza bem no meio de montanhas, com direito a um grande lago e uma pista particular usada para realizar o Vans Park Series Brasil.

O brasileiro Pedro Barros dominou toda a competição e conquistou o título com sobras

E se engana quem pensa que o local escondido afastou o público da competição. Com as arquibancadas cheias, embaixo do sol, o público foi ao delírio com a exibição dos melhores atletas da etapa. A semifinal reuniu 20 skatistas, 14 que se classificaram nas eliminatórias de sexta-feira e os seis pré-classificados pelo ranking do Vans Park Series. Os participantes foram divididos em quatro grupos de cinco atletas com direito a quatro voltas cada um, mas apenas a melhor de cada um valeu para definir os oito classificados para a decisão.

Seis brasileiros participaram desta etapa e apenas dois conseguiram a classificação. Pedro Barros teve o melhor desempenho ao somar 87,10, garantindo o primeiro lugar. Murilo Peres se classificou na quinta posição com 82,45. Vinícius Kakinho ficou em 11o. (79,89), Micael dos Passos em 15o. (74,91), Héricles Fagundes em 16o. (74,31) e Miguel Oliveira em 18o. (71,43).

Na final do Vans Park Series Brasil, os oito melhores da etapa anterior tiveram mais quatro voltas cada um para ver quem ficaria com o título. Logo na primeira, Pedro Barros mostrou que não estava para brincadeira ao marcar 91,24. Murilo Peres caiu durante sua apresentação e terminou a primeira rodada na quarta posição com 58,79.

Na segunda volta, o show de Pedro Barros foi ainda maior. O brasileiro alcançou impressionantes 94,45, bem a frente dos 84,43 do americano Tom Schaar, que era o segundo colocado. Já Murilo Peres sofreu outra queda e, inclusive, saiu do bowl mancando, caindo para a quinta colocação na classificação geral.

Na terceira tentativa, Murilo Peres conseguiu completar a volta sem cair, tirou 82,31, mas não conseguiu sair do quinto lugar porque o italiano Ivan Frederico, que estava em último, somou 87,31 e assumiu a vice-liderança. Já Pedro Barros, com a vantagem que tinha, passou a arriscar mais manobras, mas não conseguiu superar a pontuação conseguida na volta anterior.

Murilo Peres voltou a cair em sua última tentativa, ficou fora do pódio e caiu para o sexto lugar. Mas nenhum outro skatista conseguiu somar pontuação suficiente para ameaçar Pedro Barros, que entrou para sua volta final com o título já garantido. Por mais que ele tenha cometido um erro em uma de suas últimas manobras, ele não tinha do que reclamar. Muito pelo contrário, com todos os méritos, o brasileiro conquistou o título do Vans Park Brasil.

Classificação final do Vans Park Brasil

1. Pedro Barros (Brasil), 94,45
2. Ivan Federico (Itália), 87,31

3. Alex Sorgente (Estados Unidos), 85,29

4. Tom Schaar (Estados Unidos), 84,83

5. Cory Juneau (Estados Unidos), 83,21

6. Murilo Peres (Brasil), 82,31

7. Willy Lara (Estados Unidos), 81,77

8. Tristan Rennie (Estados Unidos), 75,46

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Skate