Siga o OTD

Santiago 2023

OTD fecha Santiago-2023 com quase 32 milhões de visualizações

Em um mês e meio em Santiago, OTD produziu 755 reportagens, 684 posts de redes sociais e 370 vídeos na cobertura do Pan e do Parapan

Equipe do Olimpíada Todo Dia (OTD) na redação improvisada no apartamento que a abrigou durante os Jogos Pan-Americanos

O Olimpíada Todo Dia encerrou neste domingo a operação Santiago-2023 com resultados extremamente positivos. Em um mês e meio na capital chilena, o OTD cobriu os Jogos Pan e Parapan-Americanos. Neste período, foram produzidas 755 reportagens, 684 posts de redes sociais e 370 vídeos. Todo esse conteúdo gerou um total de 31.813.864 visualizações.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

18 milhões no instagram

A principal plafatorma para alcançar tais números foi o instagram, que concentrou pouco mais de 18 milhões de visualizações. Contribuiu para o resultado a parceria feita com Cazé TV, que fez com que alguns dos conteúdos fossem para a internet em colab. O facebook teve quase 9 milhões, enquanto o Tik Tok se aproximou de 3 milhões e o site ficou próximo de 2 milhões.

O resultado foi 442% maior do que o obtido nos Jogos Pan e Parapan-americanos de Lima-2019. Na época, no entanto, os números de seguidores do Olimpíada Todo Dia eram muito menores nas redes sociais e o portal sequer tinha ainda perfil no Tik Tok.

120 milhões em Paris?

O resultado de Santiago-2023 gera uma grande expectativa para o que poderá ser produzido para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024. Em Tóquio-2020, que aconteceu em 2021, as plataformas do OTD geraram 93 milhões de visualizações e a estimativa é que esse número alcance a cifra de 120 milhões nos conteúdos que serão realizados na capital francesa.

A cobertura em Santiago

A cobertura do Olimpíada Todo Dia nos Jogos Pan-Americanos começou no dia 13 de outubro, quando os jornalistas André Rossi e Gabriel Gentile desembarcaram em Santiago. Faltava uma semana para a cerimônia de abertura e, até lá, a equipe ganhou os reforços de Fernando Gavini, Wesley Felix, Camila Nakazato e Mateus Nagime.

Dos seis, cinco estavam oficialmente credenciados e participaram mais diretamente da cobertura esportiva. O sexto integrante, Mateus Nagime, ficou com a missão de buscar matérias de comportamento e também de estar presente nos eventos ocorridos na Casa Brasil.

Cobertura multimídia

A cobertura foi absolutamente multimídia. Todos os integrantes estavam com celulares equipados com gimbals e microfones capazes de produzir um conteúdo audiovisual de boa qualidade. Todos os jornalistas que foram para a cobertura sabiam que, além de escrever, precisavam captar e editar vídeos, além de fazer publicações nas redes sociais.

Além da linha de frente que estava em Santiago, a retaguarda no Brasil foi fundamental para o sucesso da cobertura. Adielson de Barros, Victor Fardin, Maíra Oliveira, Otávio Pilz, Juvenal Dias e Isabela Veloso deram todo o suporte para quem estava no Chile e ainda fizeram à cobertura à distância de modalidades que quem estava inloco não conseguia fazer.

Parapan

No Parapan, o Olimpíada Todo Dia mostrou mais uma vez porque é um dos únicos veículos de comunicação do Brasil a dar a mesma importância para o esporte olímpico e paralímpico. Além do OTD, estavam em Santiago apenas os jornalistas da comunicação do CPB, do Ministério do Esporte e da Globo, que viajou a convite do CPB. Ou seja, o único veículo privado presente por investimento próprio foi o OTD.

Gabriel Gentile voltou ao Chile, desta vez ao lado de Adielson de Barros e Luiza Fiorese, atleta do vôlei sentado (modalidade que não estava no programa em Santiago), protagonista do quadro Por trás do Pódio nas redes do OTD. Ficaram na retaguarda Fernando Gavini, André Rossi, Camila Nakazato, Wesley Felix, Maíra Oliveira, Otávio Pilz e Juvenal Dias.

Próximo desafio

Começa a partir de agora o planejamento para mais uma super cobertura. Os laranjinhas, como são conhecidos pelos atletas os jornalistas do OTD por conta da cor do uniforme, estarão em peso nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024 para dar mais um show de conteúdo multiplataforma.

O momento é de encontrar parceiros que queiram embarcar nessa aventura junto com a gente e continuar com a missão de dar visibilidade aos atletas olímpicos e paralímpicos do Brasil 365 dias por ano. Afinal, para nós, a Olimpíada não é de quatro em quatro anos. Ela acontece todo dia!

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Santiago 2023