Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil supera Lima 2019 e registra melhor campanha em Parapans

A delegação do Brasil conquistou 45 pódios neste sábado, passando da marca de 300 medalhas e do recorde do Parapan anterior, que era 308

Na imagem, jogadores do Brasil de futebol de cegos com suas medalhas.
Jogadores do Brasil de futebol de cegos com suas medalhas. Foto: Douglas Magno/ CPB

Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 já estão na história do esporte brasileiro. Isso porque, neste sábado (25) o Brasil chegou a 332 medalhas. Então, na capital chilena, superou o desempenho obtido em Lima 2019, que terminou com 308 pódios. Assim, registra a melhor campanha do país a um dia do fim da competição.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No oitavo dia de disputas, o Brasil alcançou 45 pódios (19 ouros, 17 pratas e 9 bronzes), seguindo na liderança do Parapan. Dessa forma, está com 151 de ouro, 92 de prata e 89 de bronze no total. Os Estados Unidos recuperaram a vice-liderança, chegando a 156 pódios e 52 ouros, enquanto a Colômbia caiu para a terceira posição (152 medalhas e 46 ouros).

+Quadro de medalhas do Parapan 2023

Primeiramente, no parabadminton, o Brasil subiu ao pódio por 13 vezes no primeiro dia de medalhas. A medalha de número 309, que fez com que o Brasil superasse a campanha de Lima 2019, veio com o sul-mato-grossense Yuki Rodrigues, na classe SU5 (deficiência nos membros superiores).

Porém, a modalidade que mais trouxe medalhas para o Brasil no último dia de suas disputas foi o atletismo. Com nada menos do que 21 pódios (10 de ouro, 10 de prata e uma de bronze), o atletismo fechou a conta de 83 láureas parapan-americanas para o país.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, a bocha trouxe alegrias em profusão para o Brasil. Isso porque o ouro por equipes nas classes BC1/BC2 garantiu uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Sem contar o bronze nos pares da classe BC3.

Medalha que não acaba mais

O Brasil foi pentacampeão, sobretudo, duas vezes no futebol. A primeira foi com o gol de Ricardinho no futebol de cegos, na vitória de 1 a 0 sobre a Colômbia. Em seguida, foi a vez de Cesar trazer a vitória dramática contra a Argentina no futebol PC (paralisados cerebrais).

Para completar a chuva de medalhas brasileiras, cinco vieram do parataekwondo e duas no tênis em cadeira de rodas.

Neste domingo (26), dia de encerramento da competição, brasileiros disputam finais no parabadminton e paraciclismo de estrada. Já é certo que a conta terá, pelo menos, mais oito pódios na modalidade da peteca e raquete. Pois o Brasil tem um ou os dois atletas em algumas disputas de ouro/prata. Pode chegar a dez se vier dois bronzes. E ainda conta com talentos como Lauro Chaman pedalando nas estradas chilenas.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia