Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

A arapuca brasileira para medalha inédita no rúgbi em CR

Depois de derrota na primeira fase, Brasil surpreende Colômbia e vence disputa do terceiro lugar do Parapan de Santiago

Selelção brasileira de rúgbi em cadeira de rodas nos Jogos Parapan-Americanos
Foto: Miriam Jeske/CPB @miriamjeske_/@ocpboficial

A palavra arapuca tem origem em um dos principais povos nativos do Brasil, os Tupi. O termo era usado para se referir a uma armadilha de caçar pássaros. Apesar da colonização e do caldeirão cultural que o país se tornou, parte de seu significado permanece intacto. Contudo, sua aplicação pode acontecer em situações variadas. Um exemplo seria a vitória da seleção brasileira de rúgbi em cadeira de rodas contra a Colômbia na disputa do bronze dos Jogos Parapan-Americanos.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023

Na tarde desta quinta-feira (23), as duas seleções se encontraram pela terceira vez seguida no jogo que valia bronze no Parapan. Anteriormente, o retrospecto era amplamente favorável a Colômbia, que ganhou a medalha em Lima-19 e Toronto-2015.

Além disso, Brasil e Colômbia haviam se enfrentando na primeira rodada da fase classificatória. Na oportunidade, os colombianos levaram a melhor virando a partida depois do intervalo e confirmando a vitória por 55 a 48. Contudo, o jogo de estreia guardava um detalhe de acordo com Julio Braz.

Júlio Braz em ação nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023
Foto: Alessandra Cabral/CPB

“Nós sabíamos que a fase de grupos, não levava à medalha de bronze. Nós decidimos dar uma segurada. Estudamos o jogo contra a Colômbia. Foi um jogo pegado. Vimos vídeo, fomos para o nosso quarto e estudamos para poder conseguir essa conquista inédita”, revelou Julio. O atleta brasileiro marcou 22 tries e conseguiu três roubadas de bola na partida desta quinta-feira.

Maior conquista da história

O rúgbi em cadeira de rodas nasceu no Canadá durante a década de 1970. O esporte foi desenvolvido por atletas tetraplégicos. Sua estreia nos Jogos Paralímpicos só aconteceu em 1996, na edição de Atlanta, nos Estados Unidos. No Brasil, a modalidade ainda está dando seus primeiros passos, vem evoluindo nos últimos anos. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Anteriormente ao Parapan, entre as conquistas mais expressivas da seleção brasileira de rúgbi em cadeira de rodas eram os bronzes no Campeonato Pan-Americano de 2013 e 2017. A mesma medalha também veio, no ano passado, no Campeonato das Américas realizado na Colômbia. O Brasil nunca participou dos Jogos Paralímpicos, mas a conquista inédita em Santiago classificou a equipe para o qualificatório em 2024.

   

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia