Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Leandro e Ymanitu duelam pelo bronze do quad

Leandro Pena e Ymanitu Silva perdem e disputam bronze no quad. Daniel Rodrigues também caiu na semifinal

Leandro Pena jogos parapan-americanos santiago 2023 tênis em cadeira de rodas
(Foto: Javier Vergara/ Parapanamericanos Stgo 2023 via Photosport)

Os tenistas brasileiros acumularam três derrotas no início da sessão de tênis em cadeira de rodas nesta quinta-feira (23). Leandro Pena e Ymanitu Silva foram derrotados em três sets na semifinal do quad individual masculino. Portanto, disputarão a medalha de bronze às 11h nesta sexta-feira (24). Outros brasileiros ainda entram em ação na programação de tênis desta quinta pelos Jogos Parapan-americanos de Santiago-2023.

Assim como nos Jogos Pan-Americanos, Santiago-2023 dá vaga direta para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024, mas apenas para os campeões. A maioria das vagas segue sendo distribuída através do ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF). As primeiras medalhas do tênis em cadeira de rodas serão definidas ainda hoje.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023

Ymanitu e Leandro caem de virada no quad masculino

Em um confronto de top10s do circuito mundial, não deu para o Brasil. Ymanitu Silva, 10º melhor do mundo e cabeça 3 perdeu para o canadense Robert Shaw, número 9 do ranking da ITF e cabeça 2 de Santiago-2023. As parciais foram 6/4 5/7 6/3.

Já Leandro Pena, 19º melhor do mundo, caiu de virada para o chileno Francisco Cayulef (11º) por 3/6 6/2 6/3. A barulhenta torcida chilena empurrou o cabeça-de-chave número 4 rumo à final. Na véspera, Leandro havia surpreendido o número 3 do mundo e principal favorito deste torneio. Ele venceu o norte-americano David Wagner por 6/0 6/2, mas Leandro não conseguiu manter a intensidade de seu jogo na semifinal.

Leandro e Ymanitu estão garantidos na final de duplas que acontece no sábado (25). Leandro buscará a revanche, portanto, contra Cayulef, que faz parceria com Diego Pérez.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Daniel Rodrigues cai para estrela argentina

As semifinais do torneio de tênis em cadeira de rodas também acontecem na tarde desta quinta em Santiago-2023. Primeiramente, Daniel Rodrigues caiu para o argentino Gustavo Fernandez, em menos de uma hora de partida, por 6/2 e 6/1. O brasileiro é o atual 20º melhor do mundo e foi inscrito como quarto principal favorito de Santiago-2023.

Fernandez, tricampeão Parapan-americano, já foi número 1 do mundo e venceu cinco Grand Slams em sua carreira. Atualmente ocupa a terceira colocação do ranking da federação internacional de tênis (ITF).

Alexander Cataldo, do Chile (13º do ranking) enfrenta também o norte-americano Casey Ratzlaff (14º) pela outra vaga na final. Em jogo marcado por muitas quebras no primeiro set, a torcida embalou Cataldo para vencer o primeiro set no tie-break. O perdedor deste jogo será o adversário, então, de Daniel na disputa pelo bronze. A sessão de finais do individual masculino começa às 11h do sábado (25).

Primeiras finais do tênis em cadeira de rodas acontecem nesta quinta

Mais tarde, às 17h, Maria Fernanda Alves e Meirycoll Duval duelam contra as estadunidenses Dana Mathewson e Maylee Phelps pelo ouro na final de duplas femininas. E, enfim, no início da noite, Daniel Rodrigues volta a quadra para ao lado de Gustavo Carneiro Silva enfrentar os norte-americanos Casey Ratzlaff e Conner Stroud pela semifinal das duplas masculinas.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paralimpíada Todo Dia