Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Ricardinho fala sobre retorno à seleção no Parapan

Depois de meses afastado por conta de uma lesão no joelho, Ricardinho volta à Seleção para manter hegemonia no futebol de cegos

Ricardinho em jogo de Brasil e Argentina no Parapan de Santiago
Ricardinho (Foto: Douglas Magno/CPB @douglasmagno @ocpboficial)


A seleção brasileira de futebol de cegos conta com um reforço de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. Na busca pelo pentacampeonato do evento, o time verde e amarelo aposta na volta de Ricardinho. O camisa 10 estava há seis meses afastado dos campos por conta de uma lesão e ficou de fora da Copa do Mundo deste ano.

+Tabela do Futebol de Cegos dos Jogos Parapan-Americanos
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos

“Eu fiquei seis meses sem poder treinar e jogar. Daí voltar em uma competição de alto nível, é bem complicado. É o quarto jogo que faço desde a volta e já em um grande clássico. Então, é uma exigência de tudo, mas estou graças a Deus firme e vamos brigar pelo ouro”, destacou Ricardinho. 

O ala ofensivo brasileiro é um dos principais nomes da história do futebol de cegos. O gaúcho de Osório é tetracampeão paralímpico, tri do Mundial e também soma quatro títulos em Parapans. Sua ausência na Copa do Mundo deste ano teve repercução. Isto porque a seleção brasileira acabou derrotada para China na semifinal e ficou com a medalha de bronze pela primeira vez.

Clássico contra Argentina

Os Jogos Parapan-Americanos é o primeiro grande evento que Ricardinho participa após a lesão no joelho direito. O Brasil entrou em campo com a missão de defender uma estatística absurda: a seleção ganhou todos os ouros desde que a modalidade entrou no programa no Parapan. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Contudo, um resultado negativo veio ainda na primeira fase da competição. Depois de vencer México, Chile e Colômbia, a equipe brasileira fez o clássico contra a Argentina pela penúltima rodada das classificatórias. Atuais campeões mundiais, os Hermanos fizeram um jogo físico, abriram o placar no início e deram ao Brasil sua segunda derrota na história do Parapan. 

Foto perfilada de Ricardinho em partida
oto: Douglas Magno/CPB @douglasmagno @ocpboficial

“A gente tem que dar mérito para eles. Foram muito bem no jogo, mas a gente começou o jogo muito abaixo do que jogamos. Não acertamos na marcação, não encaixou e eles fizeram um gol cedo. Um gol no clássico é complicado’, avaliou dessa forma Ricardinho. Apesar disso, o Brasil já está classificado para a semifinal do futebol de cegos e fecha a primeira fase nesta sexta-feira (23), contra o Peru.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia