Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Helena Moraes e Andrey de Castro perdem bronze no tiro com arco

Dupla brasileira perdeu para a Colômbia por 142 a 140 e fica em quarto lugar no parapan

dupla tiro com arco brasil jogos parapan-americanos santiago-2023 Provas de Tiro com Arco. Helena Moraes e Andrey de Castro, dupla do Tiro com Arco. © Washington Alves/CPB
(Foto: Reprodução/Panam sports)

Na manhã desta terça-feira (21), foram realizadas as primeiras finais do tiro com arco dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Helena Moraes e Andrey de Castro participaram das fases finais da disputa por equipes mistas do arco composto. Os brasileiros caíram na semifinal e perderam de virada a disputa do bronze para a Colômbia, terminando Santiago-2023 em quarto lugar.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023

Helena e Andrey começaram o dia competindo nas quartas de final da equipe mista. A dupla de tiro com arco do Brasil encarou o México e conseguiu uma vitória por 149 a 137 para assim avançar à semifinal. Mas na fase seguinte, os brasileiros perderam para Wendy Gardner e Kevin Polish, dos Estados Unidos, por 151 a 144.

Com a derrota na semifinal, a dupla do Brasil foi para a disputa do bronze contra os colombianos Yasneide Peñaranda e Cristian Correa. Helena e Andrey começaram muito bem a partida pelo terceiro lugar, fazendo 39 pontos, contra 33 dos adversários, na primeira rodada de tiros. Na segunda série, os brasileiros tiveram que contar com um 6. Assim, os colombianos diminuíram a diferença: 71-68.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na terceira série, os colombianos subiram de nível e praticamente empataram. Com uma vitória parcial de 36 a 34, o Brasil manteve uma vantagem mínima de 105 a 104. Na primeira rodada de tiros da quarta e última série, Helena Moraes conquistou com 10, mantendo as esperanças brasileiras de bronze. Mas uma rodada final perfeita dos colombianos colocou pressão no Brasil. Andrey de Castro conseguiu um 9 e Helena apenas 7, decretando portanto a vitória final da Colômbia por 142 a 140.

Peru acaba com sonho do Brasil no recurvo

A dupla brasileira no recurvo caiu nas quartas de final para o Peru por 5 a 4. Heriberto Roca e Tercia Ferreira Figueiredo começaram perdendo por 4 a 0, com parciais de 33 a 29 e 31 a 27. Os brasileiros buscaram a recuperação, e venceram os sets seguintes, por 28 a 26 e 31 a 24, forçando uma repescagem. Enquanto os peruanos marcaram 11 pontos (8+3), Heriberto e Tercia ficaram com 8 (8+M) e se despediram da competição.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia