Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil perde estreia no basquete de cadeira de rodas feminino

No primeiro jogo pelo grupo A do Parapan, o Brasil teve pela frente o Canadá e perdeu por 61 a 44, pode se recuperar nos jogos que faltam

Na imagem, jogadoras do Brasil com a posse da bola.
Jogadoras do Brasil com a posse da bola. Foto: Alessandra Cabral/ CPB

Nem sempre é possível estrear bem em uma competição, mas não significa que não dê para se recuperar ao longo dela. Assim, o Brasil iniciou sua jornada no basquete de cadeira de rodas feminino com derrota diante do Canadá, por 61 a 44. No entanto, o time mais difícil da chave passou neste sábado e a Seleção brasileira tem mais dois jogos para buscar a classificação à semifinal.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A princípio, o Canadá era o pior adversário para o Brasil estrear, já que competiu na última Paralímpiada, em Tóquio. Perdeu nas quartas para os Estados Unidos, porém sua tradição é bem forte na modalidades. Desse modo, foi superior ao time brasileiro em todos os quartos da partida, construindo a vantagem com o passar dos períodos.

+ Tabela do Basquete de CR Feminino no Parapan 2023

No primeiro quarto, a Seleção brasileira esteve próximas ao marcador, todavia as canadenses fecharam em 14 a 11. Em seguida, o segundo quarto teve uma grande abertura por parte das adversárias e o Brasil ensaiou uma recuperação. Mesmo assim, 14 a 10 para o lado oposto. A volta do intervalo teve a melhor produção ofensiva das brasileiras, com 13 pontos, com o Canadá anotando 15. Por fim, o quarto que a equipe cansou e não teve forças para manter o mesmo nível físico, com 18 a 10 para o time da América do Norte.

Estatísticas da partida e situação na tabela

O aproveitamento nas bolas de dois pontos foi determinante para a margem de 17 pontos. O Canadá acertou 30 bolas de dentro do garrafão, com 56% de aproveitamento, enquanto o Brasil anotou 19 e teve 28% de acerto. Além disso, as canadenses tiveram um jogo bastante solidário, buscando 41 rebotes e dando 19 assistências. Do lado brasileiro, 35 rebotes e 12 assistências, com destaque para Vileide de Almeida, que marcou 13 pontos, deu quatro assistências e pegou cinco rebotes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Portanto, o Brasil larga com 0 pontos e precisa da vitória neste domingo contra a Colômbia e terça-feira contra El Salvador para buscar a classificação. Apenas os dois primeiros avançam para as disputas de medalhas.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia