Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Lucas dos Santos leva o ouro na primeira final do halterofilismo

Prestes a fazer 22 anos, Lucas Manoel dos Santos comemora a idade nova com o ouro nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023

Lucas dos Santos leva o ouro no halterofilismo nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Marcelo Zambrana/CPB)

O Brasil começou muito bem na disputa do halterofilismo nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023. Logo na primeira final da modalidade, teve medalha de ouro para o país. O amazonense Lucas Manoel dos Santos ergueu 150kg para superar seu adversário por apenas um quilograma e levar a medalha de ouro na categoria até 49kg masculina.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Bronze em Lima quatro anos atrás, Lucas Manoel dos Santos voltou ao Parapan em busca de melhorar o seu resultado. E o amazonense conseguiu, com três levantamentos válidos. Lucas ergueu 142kg e 146kg inicialmente. Mas a marca do ouro foram os 150kg da sua terceira tentativa. O brasileiro ainda tentou levantar 156kg, para estabelecer um novo recorde da competição, mas não completou a tentativa. O pódio da categoria até 49kg masculina ainda teve o cubano Emmanuel González, que ergueu 149kg, e o colombiano Jhonny Morales, que levou o bronze com 148kg.
+ Brasil abre campanha no Parapan com seis medalhas na natação
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Presente de aniversário

Lucas Manoel dos Santos faz um levantamento no Parapan de Santiago
(Foto: Marcelo Zambrana/CPB)

Para o atleta, a medalha de ouro chegou em boa hora. Isso porque Lucas dos Santos irá fazer aniversário na segunda-feira, dia 18 de novembro. O campeão parapan-americano vai completar 22 primaveras. “Essa medalha é o melhor presente possível”, brincou o atleta em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

Lucas nasceu com osteomielite, uma infecção no fêmur que causou uma má-formação na sua perna direita. O atleta começou no halterofilismo aos 13 anos e já conquistou grandes resultados, como um ouro no Mundial Júnior e, agora, duas medalhas em Jogos Parapan-Americanos. “O início desse ano não foi bom, mas a partir do segundo semestre já fui melhorando. Coloquei na minha cabeça que tinha que ficar novamente entre os três primeiros no Parapan”, explicou o atleta. Agora, o foco de Lucas dos Santos são os Jogos Paralímpicos Paris-2024. “Eu vou tentar alcançar Paris e lá tentar ficar então no top-5 ou no top-3”, completou.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia