Siga o OTD

Santiago 2023

Tatiane Raquel conquista o bronze nos 3000m com obstáculos

Atual campeã e recordista brasileira e sul-americana chegou é apenas a terceira brasileira a subir no pódio da prova em Jogos Pan-Americanos desde que a prova entrou no programa, em 2007

Tatiane Raquel da Silva 300m metros com obstáculos Mundial de Atletismo Oregon 2022. Troféu Brasil de Atletismo Jogos Pan-Amerianos ouro prata bronze Pan
(Wagner Carmo/COB)

Santiago – A brasileira Tatiane Raquel conquistou a medalha de bronze na prova de 3000m com obstáculos dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Atual campeã e recordista brasileira e sul-americana, ela correu para 9min41s29 no Estádio Nacional, neste sábado (4), último dia de competições do atletismo e penúltimo do Pan.

Tatiana ficou entre as primeiras colocadas a prova inteira. Nos últimos metros, porém, foi superada pela argentina Belen Casetta, que venceu com 9min39s47, novo recorde dos Jogos, e pela canadense Alycia Butterworth (9min40s86). Simone Ponte e Mirelle Leite, as outras brasileiras na disputa, chegaram em sexto e 12º, respectivamente, com 10min00s62 e 10min29s72.

“Saio com gosto de quero mais. É meu terceiro pan e a minha primeira medalha. Lógico que tem um valor emocional muito grande, mas queria muito mais. Tinha condições de ganhar, bater o recorde do campeonato, que era a minha intenção, mas infelizmente senti um pouco”, disse Tatiane Raquel, logo após terminar a prova. A corredora convive há cerca de dois meses com uma lesão. “Uma tendinopatia (inflamação no tendão) no posterior. Esse mês foi muito difícil voltar a treinar. Não estou 100%, mas vim pra cá com muita vontade. Valeu mais que os treinamentos. Treinei muito, lógico.”

+ Confira o quadro de medalhas dos Jogos de Santiago

Terceira no pódio

Tatiane Raquel é somente a terceira brasileira a subir no pódio dos 3000m com obstáculos dos Jogos Pan-Americanos. Sabine Heitling foi campeã na primeira edição onde a prova foi disputada, no Rio de Janeiro, em 2007. No mesmo ano, Zenaide Vieira foi medalhista de bronze. Quatro anos depois, em Guadalajara 2011, Sabine voltou ao pódio, mas em terceiro lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

800m e salto em altura

Ainda neste sábado, a brasileira Jaqueline Weber ficou com a quarta colocação na prova feminina dos 800m nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Ela cravou o tempo de 2min04s99 e ficou na quarta colocação. O ouro foi para a cubana Sahily Diago, com 2min02s71, seguida pela uruguaia Deborah Lizeth Rodriguez, que marcou 2min02s88 para levar a prata. O bronze também foi para Cuba, conquistado por Rose Mary Almanza com o tempo de 2min03s68. Já no salto em altura, Valdileia Martins, campeã sul-americana, não passou do 1m78 e ficou na quinta colocação. Arielly Monteiro foi a sexta colocada com a mesma marca, mas atrás nos critérios de desempate.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023