Siga o OTD

Santiago 2023

‘Foi acima do que o esperado’, diz Gustavinho sobre a estreia

Técnico da seleção brasileira de basquete disse que aproveitamento no começo do duelo contra o México não foi bom, mas defesa deu confiança

Gustavinho basquete masculino brasil méxico pan jogos pan-americanos santiago 2023
(Wander Roberto/COB)

Santiago – A seleção brasileira de basquete derrotou o México na estreia do torneio masculino dos Jogos Pan-Amerianos de Santiago. Foi uma vitória tranquila, por 20 pontos, mas o time chegou a colocar quase 30 no segundo tempo. O técnico Gustavo de Conti, Gustavinho, analisou o duelo desta terça-feira (31), disputado no Polideportivo 1 do complexo do Estádio Nacional. “Foi acima do que o esperado. Estreia é sempre bem complicado. Ninguém nunca jogou Pan-Americano aqui, nem eu. Mas todos somos experientes, jogamos Olimpíada, Mundial. Ainda bem que não sentimos.”

Gustavinho entendeu que a seleção começou ansiosa, expecialmente pelo excesso de tiros de três pontos dos dois pivôs, Lucas Dias e Márcio. “Eles podem arremessar, têm aproveitamento. Foi o que o jogo tava oportunizando para nós, os pivôs deles estavam muito fechados. Mas exageramos um pouco, acho que um pouco de ansiedade. Acabou atrapalhando. Não tomamos decisões muito boas no início, mas a defesa superou tudo isso. Márcio e Lucas Dias defenderam demais. Acho que isso acabou compensando”, afirmou. “Não fazíamos cesta, mas eles também não. Uma hora o aproveitamento melhorou e o jogo melhorou.”

Didi Louzada basquete masculino brasil méxico pan jogos pan-americanos santiago 2023
Didi Louzada (Natan Pires/Tailgate Zone)

Próximos passos

Os próximos jogos são contra Chile, na quarta (1º), e depois contra Porto Rico, na quinta (2), ambos ainda pelo Grupo B no basquete do pan. “O Chile vem treinando já há dois ou três meses, fizeram amistosos na Argentina. Não dá pra menosprezar ninguém. Ao mesmo tempo temos uma equipe competitiva.” Passam os dois primeiros, que vão cruzar com Argentina, Venezuela, Panamá ou República Dominicana. “Conhecemos a maioria dos jogadores da Argentina. Três ou quatro têm menos de 20 anos. Os outros já jogam na liga deles ou no Brasil. A Venezuela está com um time mais jovem, mas conseguiu fazer um jogo equilibrado (contra a Argentina). A República Dominicana também muito bem, com jogadores na G-League, ligas importantes. O nível está muito bom, e muito parecido”, afirmou Gustavinho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Viemos para a medalha

Gui Deodato foi um dos destaques do basquete do Brasil contra o México. Atuou praticamente só o primeiro tempo anotando 13 pontos, o segundo maior cestinha do jogo. Meteu três em sete de fora. “Fomos muito intensos hoje, foi maravilhoso. Principalmente defensivamente. Acho que isso nos garantiu o resultado. Depois, pudemos jogar mais soltos no ataque. Todo mundo mostrando a cara, colocando tudo que foi feito no treinamento em prática. Isso é o mais importante. E seguir assim, com essa pegada vamos ter muito sucesso”, falou. ” Campeonato de alto nível, uma experiência nova para mim. Acho que para a maioria dos que estão aqui”, acrecentou, antes de cravar. “A gente sempre sai de casa com o objetivo de uma medalha e é isso que viemos fazer aqui.”

Lucas Dias basquete masculino brasil méxico pan jogos pan-americanos santiago 2023
Defesa foi muito destacada pelos brasileiros (Natan Pires/Tailgate Zone)

Lucas Dias, capitão do time no pan, também jogou pouco mais de 20 minutos. Anotou 11 pontos, com três de oito do perímetro. “Estávamos bastante ansiosos no começo, uma competição nova. Estávamos com bastante energia. Ficamos felizes com a estreia, demos um passo importante para a classificação. Nossa defesa jogou muito bem e estamos de parabéns. Agora é descansar para fazer um grande jogo de novo (contra o Chile). Sabemos que o caminho é longo até chegar nas finais, buscar o título, que é nosso objetivo. Sabemos o potencial da nossa equipe. Estamos preparados para o que der e vier.”

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023