Siga o OTD

Santiago 2023

Ana Sátila passa Isaquias e vira maior canoísta do Brasil em Pans

Ana Sátila leva dois ouros em Santiago e passa Isaquias Queiroz como maior vencedora da canoagem

(Fábio Canhete/Canoagem Brasileira)

Ana Sátila é a maior canoísta brasileira em Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, 29, a canoísta conquistou mais dois ouros individuais e ultrapassou Isaquias Queiroz, se tornando a atleta com mais títulos em todas as modalidades da canoagem em continentais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Maior vencedora em Pans

Ana venceu pela terceira vez a prova de canoa feminina em Santiago neste domingo, 29. Ela é a primeira e única atleta a vencer na embarcação em Pans, uma vez que a canoagem slalom entrou no programa pan-americano apenas em Toronto-2015 e a brasileira já garantiu ouro naquela edição. Em Lima-2019 não foi diferente, Ana foi soberana no C-1, além de levar o título no K-1.

Chegando em Santiago com três ouros no currículo, a atleta estava empatada com Isaquias Queiroz no posto de canoísta brasileira mais vencedora em Pans. Mas a balança finalmente pendeu para o lado de Ana, que conquistou mais um ouro no C-1 feminino, dessa vez em Santiago-2023, além do título do caiaque cross, conquistado horas mais tarde.

‘Não consigo me comparar ao Isaquias’

Isaquias Queiroz, canoagem de velocidade, Jogos Pan-Americanos de Lima
Flávio Florido / Lima 2019

Ao receber a notícia que havia superado o campeão olímpico, Ana Sátila foi conservadora em falar das próprias conquistas. “Não consigo me comparar com ele, o que ele fez pela canoagem e pelo nosso país é imensurável”, contou a atleta. “O que eu mais quero é que o Brasil vença”, completou.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Brasil é o país da canoagem slalom em Santiago

Brasil leva seis medalhas em seis provas da canoagem slalom em Santoago-2023. (FOto: Gaspar Nóbrega/COB)

Com seis medalhas em todas as seis provas da canoagem slalom, incluindo três ouros, o Brasil mostra força continental na modalidade. Para Ana Sátila, as medalhas é resultado de muito trabalho. “Foi lindo! A gente merece tanto, os treinamentos que fazemos são muito duros, muita gente abre mão de muita coisa que as pessoas nem conseguem imaginar”, falou a cinco vezes medalhista de ouro em Pans.

Isaquias pode encostar, mas não passa

Isaquias Queiroz vai poder voltar a ter números próximos aos de Ana Sátila ainda na edição de 2023. O campeão olímpico em 2021 chega em Concepción, palco da canoagem velocidade, e vai disputar o ouro nos C-1 1000m. Se vencer, volta a ter quatro ouros, um a menos que da canoísta de slalom. Isaquias foi campeão nos C-1 1000m em Toronto-2015 e Lima-2019, e no C-1 200m em Toronto.

Anote na agenda

A canoagem slalom terminou as disputas nos Jogos Pan-Americanos, mas a velocidade começa em 1º de novembro, com medalhas sendo definidas em 3 e 4 em Concepcion. As baterias estão previstas para começar às 9h da manhã (horário de Brasília).

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023