Siga o OTD

Santiago 2023

Felipe Wu muda alvo para disputa da vaga olímpica

Após medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Felipe Wu foca em conseguir a classificação à Olimpíada de Paris

Felipe Wu nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Após não participar dos Jogos Pan-Americanos de Lima, Felipe Wu retornou ao evento continental em Santiago, levando a medalha de bronze na pistola de ar 10m. O atleta ficou satisfeito com o pódio, mas não conseguiu cumprir uma de suas metas no Chile: garantir a vaga nos Jogos Olímpicos Paris-2024. Após o Pan, o atleta irá voltar suas atenções para alguns eventos no começo do próximo ano que podem lhe render uma vaga na Olimpíada.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Brasil já tem uma vaga olímpica na pistola de ar 10m, depois que Philipe Chateaubrian venceu o Campeonato das Américas de 2022. O país pode conseguir uma segunda cota na prova, o que é uma das metas de Felipe Wu, que foi vice-campeão olímpico na Rio-2016. O atirador teve uma oportunidade nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, mas a classificação olímpica ficou com o canadense Tugrul Ozer, que levou a medalha de ouro na prova.
+ Seleção feminina de vôlei leva a prata em Santiago
+ Boxe brasileiro avança para nove finais no Pan
+ Brasil leva susto, mas arrasa Venezuela no basquete feminino
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“A gente sabe que o objetivo da competição, além da medalha, era a vaga olímpica. Eu vim preparado para isso e treinando bem. Infelizmente a vaga não veio, mas consegui sair com uma medalha, o que é uma coisa boa bacana. No geral, estou satisfeito, mas eu estou com um gostinho de quero mais”, comentou Wu em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

Caminho até Paris

Após não conseguir a vaga olímpica em Santiago, Felipe Wu terá algumas opções no ano que vem para tentar a classificação a Paris-2024. A primeira será no Campeonato Pan-Americano da modalidade. Em seguida, terá um torneio pré-olímpico no Rio de Janeiro, valendo mais duas vagas em Paris. Por fim, o melhor atleta no ranking mundial ainda não classificado aos Jogos irá também conseguir carimbar o passaporte para a França.

“A preparação é contínua até conquistar a vaga e chegar nos Jogos Olímpicos. Existem essas possibilidades e eu quero conquistar a vaga olímpica o quanto antes. Estou no caminho certo. Eu venho numa crescente desde o ano passado. Fiquei feliz com minha preparação e satisfeito com o resultado”, afirmou o medalhista olímpico.

Chateaubrian em preparação constante

Quem também disputou a final da pistola de ar 10m em Santiago foi Philipe Chateaubrian. O atleta, que garantiu a primeira vaga do Brasil no tiro esportivo em Paris-2024, teve uma disputa direta contra Felipe Wu pela medalha de bronze no Pan. “Todos os atletas querem medalha, mas fico muito feliz com o bronze do Felipe. A gente sempre torce um pelo outro. Só tem um terceiro lugar e ele ganhou merecidamente. Fico feliz pela participação. Em Lima fiquei em sexto lugar, agora em quarto e se Deus quiser vamos melhorar a posição nos próximos Jogos”, declarou Philipe.

Philipe Chateaubrian compete no tiro nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
Philipe nos Jogos Pan-Americanos (Foto: Eduardo Fortes/Santiago 2023 vía Photosport)

Com a classificação garantida para a Olimpíada, o atirador já está em preparação constante para chegar na melhor forma possível na França: Essa competição era um dos meus alvos nesse ano. A preparação é muito intensa e trabalhamos diuturnamente para buscar o melhor rendimento possível nos Jogos Olímpicos do ano que vem”, finalizou.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023