Siga o OTD

Santiago 2023

Diogo Soares leva a prata no individual geral em Santiago

Diogo Soares ficou em segundo lugar na final do individual geral dos Jogos Pan-Americanos, ganhando a terceira medalha do Brasil na ginástica em Santiago

Diogo Soares nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 na final do individual geral
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

O Brasil conquistou mais uma medalha na ginástica artística nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. Diogo Soares ficou em segundo lugar na final do individual geral, conquistando a medalha de prata. Arthur Nory também competiu na final, brigando por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, mas teve duas quedas na competição, ficando em nono lugar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O canadense Felix Dolci levou a medalha de ouro com um total de 82.531 pontos. Diogo Soares ficou na segunda posição com 81.865, enquanto o estadunidense Donell Whittenburg completou o pódio, com 81.764. Na briga pela vaga olímpica, quem conseguiu a classificação para Paris-2024 foi o dominicano Audrys Nys Reyes, que terminou em quinto lugar, com 80.165. Arthur Nory ficou em nono lugar, com 77.932 pontos.

O dia dos brasileiros

Arthur Nory e Diogo Soares competiram no mesmo grupo e, assim, se apresentaram sempre nos mesmos aparelhos em cada rotação. Os dois abriram a final no solo, onde Nory conseguiu 13.833 e Diogo recebeu 13.400 dos árbitros. Em seguida, a dupla do Brasil passou pelo cavalo com alças. Diferente do primeiro dia da qualificação, Diogo passou sem erros no aparelho, conseguindo 13.766. Por outro lado, Nory teve algumas imprecisões na sua série, somando apenas 11.933.
+ Isabela Abreu consegue vaga em Paris no pentatlo moderno
+ Davi Silva e Sania Lima garantem medalha no badminton
+ Jade Barbosa celebra crescimento da escola de ginástica brasileira
+ Teté faz melhor tempo da vida e ajuda Brasil a ganhar ouro inédito
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Nas argolas, Diogo Soares fez uma apresentação segura, melhorando alguns décimos da eliminatória para tirar 13.233, enquanto Arthur Nory tirou 12.500 no aparelho que ele voltou a competir após quatro anos. Já no salto, Diogo fez um Yurchenko com dupla pirueta para tirar 14.033. Nory fez o mesmo salto, mas com meia pirueta a mais para ganhar 14.333.

Nas barras paralelas, Arthur Nory não conseguiu fazer uma boa série, sofrendo duas quedas para tirar 10.833 pontos. Já Diogo conseguiu 13.833 ao acertar sua prova. Por fim, os brasileiros passaram pela barra fixa, onde Nory recebeu 14.500 pontos e Diogo Soares conseguiu 13.600 para encerrar sua participação na final do individual geral dos Jogos Pan-Americanos.

Disputa pelo pódio

Os principais rivais dos brasileiros na disputa por medalhas eram os ginastas do Canadá e dos Estados Unidos. O canadense Felix Dolci fez uma boa competição no geral, apesar de ter sofrido uma queda na barra fixa. Mas com a vantagem construída nos outros aparelhos, Dolci conseguiu um total de 82.531 para levar a medalha de ouro. Já o bronze ficou com Donnel Whittneburg, dos Estados Unidos. Ele acertou todas as suas série, mas teve alguns erros, diminuindo em seis décimos a sua somatória do primeiro dia da competição. Whittenburg somou 81.764 para levar a medalha de bronze no Pan.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023