Siga o OTD

Santiago 2023

Anja Kohler fica em 16º e é a melhor brasileira na escalada

Na prova combinada de Boulder e Guiada, as brasileiras ficaram entre as últimas colocações na classificação, com Anja em melhor posto

Na imagem, Anja Köhler em seu esforço para subir a parede.
Anja Köhler em seu esforço para subir a parede. Foto: Instagram/ @abee_escalada/ @carolcoelho

Neste domingo (22), foi a vez das escaladoras do Brasil tentar a classificação para a final da prova combinada entre Boulder e Guiada. Contudo, Anja Köhler, Bianca Castro e Mariana Hanggi tiveram dificuldades para subir as paredes de Santiago. Assim, as três finalizaram a semifinal com juntas com a 14ª, 15ª e 16ª, respectivamente.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Similarmente ao masculino, as atletas brasileiras da escalada não tiveram um desempenho que as colocassem entre as oito melhores. Somente essa primeira faixa da classificação avançou para a final da prova combinada.

+ Escalada nos Jogos Pan-Americanos de 2023

Na subida do Boulder, as três brasileiras tiveram desempenho parecido e fizeram pontuação em escadinha. Então, Anja anotou 49.6, Mariana ficou nos 49.4 e Bianca teve 44.4 e largaram justamente com 14º ao 16º postos. Em seguida, Anja e Bianca alcançaram a mesma pontuação de 26.1 na guiada e empataram na 8ª colocação com mais cinco escaladoras. Porém, Mariana piorou e fez 12.1, com a 19ª colocação.

No somatório, Anja teve 75.7 e terminou em 14º lugar, com Bianca vindo atrás, com 70.5 e Mariana fechando o bloco brasileiro, com 61.5. Três norte-americanas e três canadenses classificaram entre as oito melhores. A estadunidense Brooke Raboutou liderou o dia com 176.0 (99.9+76.1) e sua compatriota, Natalia Grossman teve uma fração a menos, 175.9 (99.8+76.1). Por fim, a canadense Alannah Yip fechou as três primeiras, com 147.8 (99.7+48.1).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Como não há a disputa das provas do Boulder e da Guiada separadas, o Brasil se despede da modalidade no Pan-Americano com Pedro Egg. Ele está na prova de velocidade, que está na classificação de tempo.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023