Siga o OTD

Santiago 2023

Seleção surpreende e bate a Venezuela na estreia do beisebol

Time brasileiro começa bem a participação nos Jogos Pan-Americanos e dá passo importante rumo à classificação para as semifinais. Colômbia é o próximo adversário

Felipe Rogerio beisebol santiago 2023 jogos pan-americanos Brasil Venezuela
(Pepe Alvujar/Santiago 2023)

Santiago – O Brasil bateu a forte seleção da Venezuela por 3 a 1 na estreia do torneio de beisebol dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, nesta quinta-feira (19). Dá para dizer que a seleção surpreendeu, já que os adversários têm muita tradição no esporte e são uma das melhores equipes do mundo. Com isso, dá um passo importante para a classificação no Grupo B, onde também estão Colômbia e Cuba. Somente os dois primeiros avançam de fase. O próximo jogo será domingo às 9h30 contra os colombianos e o confronto contra os cubanos será no mesmo horário, mas de terça (24).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A vitória foi construída na segunda entrada, quando a seleção brasileira de beisebol se aproveitou de erros dos rivais para marcar duas corridas. Acrescentou ainda uma terceira antes de largar o bastão e, depois, garantiu a vitória com uma ótima atuação dos dois arremessadores. A defesa, especialmente do campo interno, também fez um ótimo trabalho.

+ Beisebol aposta na união contra favoritos para buscar uma medalha

Felipe Natel beisebol santiago 2023 jogos pan-americanos Brasil Venezuela
Felipe Natel fez um excelente jogo arremessando para o Brasil (Pepe Alvujar/Santiago 2023)

“Soubemos aproveitar o erro deles e defender na hora certa”, disse Felipe Natel, arremessador que começou o confronto para o Brasil. “A jogada que fez a gente ganhar foi a batida que o segunda base (Felipe Mizukosi) defendeu. Ele pegou super bem. Se entra uma corrida ali, embala o outro time e eles iam conseguir virar o jogo, talvez. Foi a bola do jogo.”

Erros e acerto

O Brasil abriu o marcador após colocar um corredor na segunda base impulsionado por um bunt. A seguir, mais uma rebatida e, contando com um erro no campo externo da Venezuela, a primeira corrida. O 2 a 0 veio com mais um erro grosseiro venezuelano, desta vez na primeira base. A seleção seguiu forte no ataque e colocou mais dois corredores em base, na primeira e na terceira. Foi quando Pedro Okuda impulsionou a terceira corrida do time.

Felipe Natel Beisebol medalha Santiago 2023
Pedro Okuda impulsionou a terceira corrida do Brasil (Wander Roberto/COB)

Venezuela ameaça

A Venezuela ensaiou uma reação no topo da terceira e logo no primeiro rebatedor conseguiu avançar. O Brasil teve uma chance de queimada dupla, mas o arremesso para a primeira foi baixo e o corredor venezuelano não apenas sobreviveu como, no bastão seguinte, pisou na terceira. Eram dois fora, até então, mas Felipe Natel cedeu uma andada em uma contagem cheia e os rivais seguiram ameaçando. Agora tinham o empate no bastão. Assim, a torcida venezuelana, maioria no Centro de Béisbol y Sóftbol, cresceu. Foi quando a defesa apareceu com uma eliminação na segunda base após um contato do ataque adversário.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Nakaoshi

A Venezuela voltou a levantar a torcida na quinta entrada e novamente ficou com o empate no bastão, com um corredor na terceira e um na primeira. Uma rebatida simples tirou o time do zero e manteve dois corredores em campo, na primeira e na segunda. Foi a senha para a troca de arremessador no Brasil. Felipe Natel deu lugar a Oscar Nakaoshi.

Os venezuelanos seguiam pressionando e Nakaoshi logo de cara tentou duas eliminações diretas na segunda base. Em uma delas, o arremesso passou e os dois corredores adversários avançaram. Com um eliminado, o Brasil arriscou e cedeu intencionalmente a primeira fase para enfrentar um rebatedor supostamente menos perigoso. Porém, as bases ficaram cheias. Deu certo. Nakaoshi achou os arremessos e eliminou os outros dois, o último em uma bola voadora no campo central.

Nas duas últimas entradas, a Venezuela continuou tentando ser agressiva, mas Nakaoshi manteve um bom arremesso e fechou o jogo no topo da sétima para confirmar a vitória na estreia de Santiago 2023.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023