Siga o OTD

Santiago 2023

Brasileiros disputam últimas vagas para o Pan de Santiago

Anna Lúcia dos Santos, Rafael Max e Diogo Silva embarcam para o México para disputar últimas vagas ao Pan de Santiago

Anna Lúcia dos Santos, Rafael Max e Diogo Silva disputarão o Campeonato Classificatório de saltos ornamentais para Santiago 2023
Rafael Max, Anna Lúcia e Diogo Silva (Foto: Divulgação/Saltos Brasil)

A equipe brasileira de saltos ornamentais embarca nesta sexta-feira (17), para León, no México, para disputar o Campeonato Classificatório da modalidade para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A delegação contará com os atletas Anna Lúcia dos Santos, Diogo Silva e Rafael Max, além do treinador Ricardo Moreira, em busca das últimas vagas para o evento continental.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Dez provas fazem parte do programa dos saltos ornamentais nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, sendo cinco por naipe. Haverá três provas individuais para homens e mulheres (1m, 3m e 10m), além de duas provas sincronizadas (3m e 10m). Cada país pode enviar um máximo de dez atletas para a competição, inscrevendo assim até dois saltadores para cada evento individual e uma dupla nas provas sincronizadas.

+ Medina, Yago Dora e Samuel Pupo avançam em Sunset Beach na WSL
+ Por que o logo de Paris-2024 é uma mulher?
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vagas do Brasil

O Brasil já tem vaga em cada uma das seis provas individuais, sendo que tem duas cotas em dois eventos. Essas classificações foram obtidas no Mundial de Budapeste-2022 e por meio dos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022: Luana Lira (1m/3m), Ingrid Oliveira (plataforma), Anna Lúcia dos Santos (1m) e Andressa Mendes (plataforma); e Rafael Fogaça (1m/3m) e Isaac Souza (plataforma).

Anna Lúcia dos Santos Copa do Mundo de saltos ornamentais
Anna Lúcia não garantiu vaga pelo Mundial, mas foi bem em Assunção-2022 (Foto: Miriam Jeske/COB)

Assim, Anna Lúcia dos Santos vai brigar por uma vaga no trampolim 3m em León, enquanto Diogo Silva e Rafael Max lutarão pelas vagas restantes nas disputas individuais masculinas. Este torneio classificará até 24 atletas, sendo 12 homens e 12 mulheres.

Vale destacar que Anna Lúcia dos Santos representou o Brasil no último Mundial de Esportes Aquáticos. Já Diogo Silva e Rafael Max medalharam no Mundial Júnior do ano passado. Diogo levou a prata na plataforma 10m, enquanto Rafael foi bronze no trampolim 3m.

O Campeonato Classificatório de saltos ornamentais será disputado entre 24 e 26 de fevereiro, em León (MEX). Dessa forma, será a última oportunidade para os atletas brasileiros obterem vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. O Pan, por sua vez, será evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023