Brasília recebe, a partir desta quarta-feira (22), o Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais 2026, principal competição da modalidade no país. O evento reúne mais de 150 atletas no Centro Olímpico e Paralímpico do Gama e serve como seletiva para competições internacionais da World Aquatics no segundo semestre.
- O dia do Brasil no esporte: confira a agenda desta quarta, 16 de setembro
- Jogadores analisam estreia vitoriosa do Brasil no Pré-Olímpico de Vôlei
- Corinthians larga em vantagem nas semifinais do Brasileirão Feminino
- Quadro de medalhas dos Jogos Sul-Americanos Santa Fé 2026
- Julia Coutinho avalia bronze nas barras: “Estou muito, muito feliz”
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A disputa contará com nomes da seleção brasileira, atletas olímpicos e também competidores estrangeiros, incluindo o norte-americano Steele Johnson, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Argentina e Colômbia também enviarão delegações. As provas seguem até o dia 3 de maio, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal Saltos Brasil no YouTube.
Competição reúne elite e define seleções
A primeira semana (22 a 26 de abril) será dedicada às categorias Júnior e Principal (Elite). As disputas que reunirão os melhores saltadores do Brasil terão um peso importante. Afinal, os resultados servirão também como seletiva oficial para as disputas do segundo semestre da World Aquatics. Entre eles, o Campeonato Mundial e etapas da Copa do Mundo.
“Estamos reunindo em Brasília o que há de melhor nos saltos ornamentais do Brasil, em uma competição que é decisiva tanto para o cenário nacional quanto para a formação da seleção nas próximas competições internacionais. Além disso, realizar o evento em uma estrutura modernizada como a do Centro Olímpico do Gama eleva o nível das disputas e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do esporte em todo o país”, afirmou Hugo Parisi, atleta olímpico e presidente da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (CBSO).
Entre os destaques confirmados estão Ingrid Oliveira e Luana Lira. Além delas,Diogo Silva, Rafael Max e Luís Felipe Moura, também participarão. Estes destaques masculinos têm ligação direta com o Centro Olímpico do Gama, local onde iniciaram suas trajetórias.
Base entra em ação na segunda semana
A partir do dia 28 de abril, o torneio passa a receber atletas das categorias de base. Jovens de seis a 13 anos representarão clubes e projetos formadores de todo o país.
Equipes como Esporte Clube Pinheiros, Fluminense, Time Rio 21 e Grêmio Vila Olímpica da Paraíba estarão presentes, reforçando o papel do campeonato na formação de novos talentos.
Programação e transmissão
O Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais terá programação diária das 9h às 17h, com cerimônia de abertura marcada para esta terça-feira, às 8h30.
Todas as provas serão transmitidas ao vivo pelo canal da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais no YouTube, a Saltos Brasil. Já as finais do domingo (25) terão exibição também pela Time Brasil TV e pelo Bandsports.
*Com informações da Saltos Brasil