Siga o OTD

Santiago 2023

Ingrid finalista na plataforma individual; Giovanna dá susto

Ingrid de Oliveira não teve problemas nas classificatórias para ficar entre as 12 melhores dentre as 16 saltadoras. Já Giovanna Pedroso sentiu um desconforto e preferiu se poupar para o sincronizado

Ingrid de Oliveira Saltos ornamentais plataforma 10m santiago 2023
(Satiro Sodré/SSPress)

Santiago – A brasileira Ingrid de Oliveira confirmou vaga na final na plataforma de 10m individual dos saltos ornamentais dos Jogos de Santiago 2023. Ela ficou com quarto lugar na classificatória disputada nesta sexta-feira (20), no Centro Acuático da capital chilena. Antes da prova, um susto com a falta da outra brasileira, Giovanna Pedroso, que sentiu um desconforto no aquecimento. A ausência deixou em dúvida a parceira com Ingrid na final do sincronizado, uma das novidades do Brasil no Pan. Horas depois, a própria Giovanna informou que estava tudo bem e que havia apenas se poupado.

Ingrid de Oliveira não teve problemas na classificatória. Somou 318,30 pontos e ficou atrás apenas da canadense Caeli Mckay, melhor desempenho do dia com 343,95. A seguir, vieram as mexicanas Gabriela Agundez (333,75) e Alejandra Orozco (310,20). As doze melhores, dentre 16 saltadoras, avançaram. Agundez e Orozco foram medalhistas de bronze no sincronizado em Tóquio 2020. A final é sábado (21), às 19h.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Apesar de entrar na classificatória como uma das que quase certamente avançaria, Ingrid não economizou. “Sem surpresas. Faço na final a mesma série da preliminar. Não conto vitória antes”, falou, poucos minutos depois de deixar a piscina. “Gostei do meu desempenho. Poderia ter sido melhor, mas hoje era mais para sentir as coisas, o clima. Meus três primeiros saltos não foram bons, foram mais ou menos. Sei que posso fazer melhor, mas fiquei satisfeita. Os últimos dois foram muito bons. Agora é focar para amanhã (final) para acertar toda a minha série”, acrescentou Ingrid de Oliveira.

Susto

A dupla Giovanna Pedroso e Ingrid de Oliveira na plataforma sincronizada dos saltos ornamentais é uma das grandes novidades do Brasil em Santiago 2023. Elas competiram juntas na Olimpíada do Rio, em 2016, mas por conta de uma desavença desfizeram a parceria. No início deste ano se acertaram e voltaram a treinar juntas. Os Jogos Pan-Americanos será a primeira competição após o retorno. No sábado (14), logo após o primeiro treino na capital chilena, afirmaram que estavam animadas para a disputa e que o tempo afastado havia sido bom para ambas.

Ingrid Oliveira Giovanna Pedroso Santiago 2023 Jogos Pan-americanos saltos ornamentais
Giovanna (à esquerda) e Ingrid na plataforma de 10m (Marina Ziehe/COB)

+ Tudo sobre os saltos ornamentais dos Jogos Pan-Americanos

Antes de saber que Giovanna estará apta para saltar, Ingrid comentou a ausência da parceira. “Ela foi mãe, ficou dois anos sem competir. Sabe que o Pan-Americano é um evento grande, então como sentiu, era melhor ser avaliada pra ver se realmente tem condições de saltar. Não adianta se jogar de qualquer jeito. Resolveu se poupar pra gente saltar no sincronizado, que é uma série mais tranquila. São cinco saltos, mas dois mais fracos, então é menos perigoso.” A final é na terça (24).

Caeli McKay Saltos ornamentais plataforma 10m santiago 2023 final
Caeli McKay, do Canadá, foi a melhor do dia no individual (Natan Pires/Tailgate Zone)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023