Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Um salto para a liberdade: Tom Daley tinha algo a dizer

Britânico assumiu relacionamento com Dustin Lance Black por meio de vídeo em 2013 e se sentiu mais livre para viver

Tom Daley
Tom Daley é um dos maiores nomes dos saltos ornamentais da Grã-Bretanha (Divulgação: British Swimming)

Olimpíada de Londres, 2012. Final da plataforma de 10 m masculina dos saltos ornamentais. Atleta da casa, Tom Daley disputava sua segunda edição de Jogos Olímpicos e buscava sua primeira medalha. Após se preparar, saltar e conseguir a de bronze, o britânico mostrou ao mundo muito mais que o esporte.

Dentro de seu esporte, Tom Daley marcou história. Com 13 anos, tornou-se o mais jovem vencedor de medalhas de ouro no campeonato Europeu. Aos 14 anos era o competidor mais jovem da Grã-Bretanha nas Olimpíadas de Pequim e o mais jovem em uma final. Aos 15, ele se tornou o mais jovem campeão mundial da Grã-Bretanha. Tom é a única pessoa que ganhou o prêmio de Personalidade do Ano no Esporte Jovem da “BBC” três vezes.

Em Londres, aos 18, conquistou a primeira medalha olímpica com o bronze, que segundo ele mesmo, teve gosto de ouro. Contudo, as coisas não saíram como o atleta queria após a Olimpíada. Dentro das piscinas, os resultados não seguiram o que se esperava e as críticas começaram.

Fora do esporte, Tom Daley passou a ser ainda mais reconhecido. Por conta dos resultados e de seu jeito de ser, começou a participar de programas, aumentou o número de fãs nas redes sociais e ganhou ainda mais notoriedade.

Ele disse

Por conta de seu sucesso, no início de 2013, Tom Daley tirou seis semanas de folga dos treinos para viajar por 12 países. A viagem aconteceu para que o programa de teve “Tom Daley Goes Global” fosse gravado, mas algo mais aconteceu.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Em um jantar durante sua passagem nos Estados Unidos, o atleta britânico conheceu o cineasta americano Dustin Lance Black e, nas palavras de Tom Daley, “foi amor a primeira vista”. Desde o primeiro dia, após algumas conversas, os dois ficaram próximos, telefone e mantiveram contato. Em maio, Lance foi para Londres para o aniversário de Tom e romance começou.

Apesar de alguns boatos durante toda sua preparação olímpica para Londres 2012, Tom Daley não se pronunciou de maneira oficial sobre sua sexualidade até os Jogos Olímpicos. Durante o período, os resultados do atleta eram bons e até certo ponto históricos. Porém, o pós Olimpíada não foi como se esperava, os altos e baixos passaram a ser mais frequentes e as críticas vieram. Durante este período, Daley decidiu se pronunciar sobre sua orientação sexual.

O anunciou oficial aconteceu através de seu canal no YouTube. Em um vídeo de dezembro de 2013 (veja o vídeo abaixo), Tom Daley assume que estava em um relacionamento com um homem desde o começo daquele ano.

No vídeo intitulado “Tom Daley: Something I want to say…”, o atleta britânico informa estar em um relacionamento mas, em momento algum, faz o uso da palavra gay. “Eu não coloquei um rótulo em particular porque agora estou em um relacionamento com um cara, mas ainda tenho sentimentos sexuais por meninas”, disse, em entrevista ao “The Guardian”.

Em 2018, Tom declarou que não se via como uma pessoa bissexual e que a designação que mais se enquadrava na sua forma de ver era a Queer. Dentro de suas definições, o Q da sigla LGBTQIA+ é usado por pessoas que não sentem a necessidade de/ou não se definem nem como masculino ou feminino.

O peso fora das costas

Depois de oficializar aquilo que, segundo Tom, sempre esteve dentro dele, a vida do atleta melhorou. A forma como voltou a encarar os treinos e as competições foi encontrada e o atleta passou a se sentir mais leve no dia a dia, conseguindo em 2016 sua segunda medalha de bronze olímpica, agora no trampolim sincronizado de 3 m.

“Foi mais um caso de ‘Ok, dane-se. Eu não ligo para o que as pessoas pensam. Eu farei minhas próprias coisas. Ainda posso competir, ainda posso fazer o que quero fazer”, comentou o atleta na mesma entrevista ao site do “The Guardian”.

+Try do Amor: A história de Isadora Cerullo e Marjorie Enya

Fora das piscinas, a vida do atleta mudou. O vídeo em que Daley confirma o relacionamento com Black foi visto por mais de 4 milhões de pessoas nas primeiras 24 horas e fez com que o saltador passasse a ser visto como símbolo para a comunidade LGBTQIA+ dentro do esporte.

Na época do vídeo, a Organização de igualdade Stonewall, referência para os direitos da comunidade LGBTQIA+, definiu Tom Daley como um “modelo para milhares de outros jovens”.

Na vida pessoal, Tom e Black seguem juntos. Apesar de ser o primeiro relacionamento de Daley com um homem, o namoro virou noivado e os dois se casaram em 2017. Há cerca de dois anos, através de uma barriga de aluguel, o casal se tornou pai de Robbie.

Ver essa foto no Instagram

FATHER’S DAY SNUGGLES 🥰 ❤️

Uma publicação compartilhada por Tom Daley (@tomdaley) em

Depois de um período de altos e baixos, após publicar o vídeo em que torna público o relacionamento que tinha com Dustin Lance Black, Tom Daley fez mais do que tornar pública sua orientação sexual. Com a escolha que fez no fim de 2013, segundo o britânico, um peso saiu das costas e uma sensação de liberdade passou a estar presente em sua vida. O vídeo, que tem cerca cinco minutos e foi gravado com uma câmera de celular, fez com que Tom realizasse o salto mais difícil de sua carreira.

A razão da semana LGBTQIAP+

Este texto dá sequência à série de matérias do Olimpíada Todo Dia sobre o tema LGBTQIAP+. O período foi escolhido por ser a semana do dia 28 de junho, reconhecido como dia do orgulho LGBTQIAP+.

A data ganhou este título por conta do que aconteceu no bar Stonewall Inn, em Nova York, em 28 de junho de 1969. Neste dia, as pessoas da comunidade gay que frequentavam o estabelecimento se revoltaram contra ações policiais que aconteciam com frequência. O levante contra a situação durou cerca de duas noites e, por conta disso, em de 1º de julho de 1970 aconteceu a primeira edição da Parada do LGBT.

Mais em Saltos Ornamentais