Siga o OTD

Rúgbi

Brasil vence Paraguai e termina em quarto no Americas Pacific Challenge

Dominante, Tupis fazem 58 a 19 para cima do fraco Paraguai

brasil paraguai Americas Pacific Challenge rúgbi
Ernesto Ryan - World Rugby/Getty Images

A seleção brasileira de rugby derrotou o Paraguai pelo placar de 58 a 19, em partida realizada neste sábado (30), no estádio Charrúa, em Montevidéu, válida pela terceira rodada do Americas Pacific Challenge de Rúgbi. O resultado garantiu o Brasil na quarta colocação.

Com esta segunda vitória, o Brasil encerrou sua participação na competição. Os Tupis estrearam com derrota para o Uruguai, mas depois venceram os Estados Unidos e o Parguai.

Depois de um susto aos 11 minutos, quando o paraguaio Gianfranco Parodi fez o primeiro try do confronto, o time brasileiro encontrou o domínio por meio de scrums, dribles, troca ágil de passes, muita velocidade nos contra-ataques e um esquema defensivo que segurou a grande maioria dos mauls paraguaios, característica conhecida do adversário. 

A reação começou com abertura Lucas Spago, um dos destaques brasileiros na competição, que marcou try e conversão aos 16 minutos. Ele ainda anotou mais duas conversões na etapa inicial. Outro atleta que fez a diferença foi Robson “Varejão” Morais, responsável por dois tries e jogadas agudas no ataque, especialmente pelas laterais, mostrando entrosamento com os demais backs. Antes de ir para o intervalo, o time do Brasil ainda somou mais dois tries, com Daniel “Maranhão” Lima e Leonardo “Neymar” Silva.

A folga no placar e o bom desempenho físico fizeram a seleção brasileira voltar ainda mais confiante no segundo tempo. Nos primeiros dez minutos, Maranhão e Gabriel Zurka Quirino contribuíram com mais dois tries. Os paraguaios reagiram com try de Martin Sitjar e conversão de Sebastian Urbieta. 

O torneio organizado pela World Rugby reúne ainda Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai e tem o objetivo principal de promover o desenvolvimento de jovens atletas do continente. Americas Pacific Challenge de Rúgbi é uma competição sub-23 promovida pela World Rugby e foca nas futuras estrelas do rugby, já que 23 dos 29 jogadores de cada equipe devem ter 23 anos ou menos. Outros seis jogadores podem ser de qualquer idade, desde que maiores de 18 anos.

+ Brasil é superado pelo Uruguai na primeira rodada do Americas Pacific Challenge

Sem pestanejar, Spago fez jogada de extrema categoria, alongando passe pelo alto para si próprio, contando com o quique da bola a seu favor e arrancando para o try mais bonito da partida. Em seguida, Alexandre “Texugo” Alves disparou mais de 30 metros pelo meio de campo para mais um try tupiniquim.  

No último quarto da partida, o time brasileiro resistiu bem após perder Robert Tenório e Gabriel “Fúria” Oliveira, advertidos com cartão amarelo. Ainda assim permitiu os últimos sete pontos dos paraguaios, que marcaram com Daniel Cabral e Urbieta. Aos 40 minutos, Maranhão criou espaço para anotar mais um try e decretar os números finais do jogo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Nossa equipe evoluiu ao longo do torneio. O passe funcionou mais uma vez e o ataque foi decisivo neste jogo. Apesar dos muitos penais e dos cartões, controlamos bem o placar durante quase todo o tempo”, observou Lucas Spago, de 21 anos, atleta do clube Pasteur (SP). “O mais importante é o espírito de representar nosso país sempre nos doando ao máximo, dentro e fora de campo. Nossa equipe encontrou uma direção para crescer e seguimos agora todos motivados para os próximos desafios”, completou Robson “Varejão” Morais, de 23 anos, também do Pasteur. 

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) informa que a seleção brasileira segue agora com seu elenco principal, os Tupis, para um torneio amistoso na África. No dia 14 de novembro, joga contra o Zimbábue e as seleções de Namíbia e Quênia também se enfrentam. No dia 20, os vencedores jogam entre si pelo título e os perdedores decidem o terceiro lugar.

Mais em Rúgbi