Siga o OTD

Atletismo

Vanessa dos Santos bate recorde e é a número 1 do mundo sub-18

Vanessa dos Santos venceu o salto em distância com 6,35 m no Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo, no Centro Olímpico, em São Paulo

Vanessa dos Santos Brasileiro Sub-20 de atletismo
Wagner Carmo/CBAt

A paulistana Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP) foi um dos destaques da terceira etapa do Campeonato Brasileiro Atletismo Sub-20, disputada na manhã deste sábado (23/4), no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. Ela venceu a prova do salto em distância, com 6,35 m (0.3), novo recorde brasileiro sub-18, melhor marca do mundo na categoria e terceira melhor marca do Ranking da World Athltetics Sub-20.

Com o resultado, a atleta convocada para representar o Brasil no início de maio nos Jogos Sul-Americanos da Juventude Sub-18, em Rosário, Argentina, ratificou o índice para o Campeonato Mundial Sub-20 de Cáli, de 1 a 6 de agosto, e a vaga para o Campeonato Pan-Americano da categoria, de 3 a 5 de junho, no Rio de Janeiro. Além disso, ela está qualificada para a Gymnasíade – o Mundial Escolar – de 14 a 22 de maio, na Normandia, França.

+Marcha: Viviane Lyra bate recorde e índice para Mundial nos 35 km

“Estou muito feliz com a sequência de boas e importantes competições. Não esperava uma marca tão boa agora. Meu objetivo é o pódio no Mundial”, disse Vanessa, de 16 anos, que treina há 5 anos com Alexandre Moratto, no Centro Olímpico.

O recorde brasileiro anterior sub-18 era de Janaína Aparecida Fernandes, com 6,21 m (0.1) desde 14 de julho de 2013, marca obtida em Donetsk, Ucrânia. Na prova deste sábado, ela saltou, pela ordem, 6,20 m (-1.1), 6,10 m (-1.4), 6,31 m (0.2), 5,98 m (-0.5), 6,13 m (0.3) e 6,35 m (0.3). O índice exigido pela World Athletics para o Mundial de Cáli é 6,12 m.

+Tainara Mees e Renan Gallina brilham no Brasileiro Sub-20

“Agora, estou mais confiante ainda. Estou bem treinada e acho que posso conseguir um resultado melhor ainda em Rosário”, disse a atleta, que faz também os 200 m e mora em Capão Redondo, na região Sudoeste de São Paulo. “Com a linha nova do Metrô agora está uma maravilha, 30 minutos de casa até o Centro Olímpico”, concluiu.

Maria Eduarda Cândido Teixeira (APCEF/MG) ficou com a medalha de prata, com 6,03 m (1.3), seguida de Mariana de Oliveira Muller (Corville-SC), com 5,82 m (1.5).

Outro destaque foi o brasiliense Vinícius Moura Galeno (CASO-DF), bicampeão dos 400 m. Aos 17 anos completados em março, o atleta fez a prova em 46.68, ratificando o índice para o Mundial de Cáli. Assim como Vanessa, Vinícius também foi convocado para os Jogos Sul-Americanos da Juventude, a Gymnasíade da França e garantiu vaga no Pan-Americano do Rio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Havia conseguido o índice na semifinal e fui melhor agora. Fiquei a apenas cinco centésimos de segundo do recorde brasileiro”, disse o corredor treinado pelo casal João Sena e Gianetti Bonfim, referindo-se à marca de 46.63 que pertence a Diego Venâncio desde 2002. “Estou muito feliz e quero aproveitar para surfar nessa onda de bons resultados”, completou o atleta que participou do Mundial de Nairóbi-2021.

João Henrrique Ribeiro Barros (ASPMP-SP) também correu abaixo dos 47.60, exigidos pela WA. Ele terminou em segundo lugar, com 47.08. “Realizei um objetivo imediato, que era o índice para o Mundial. Estou contente e agora é me concentrar nos treinamentos”, disse o atleta de 19 anos, nascido em Aliança de Tocantins (TO), que também integrou a equipe em Nairóbi. José David Costa do Nascimento (AERO-RN) ficou com a medalha de bronze, com 48.27.

Outro índice foi alcançado por Giovana Corradi (AD Centro Olímpico-SP). Ela correu os 100 m com barreiras – primeira prova do heptatlo -, com 13.75 (0.2), superando os 14.20 exigidos pela WA para o Mundial de Cáli.

No arremesso do peso, Rodrigo da Silva Trenhago (AABLU-SC) comemorou o bicampeonato brasileiro, com 17,39 m. “Embora não tenha gostado do resultado, fico feliz com o título e espero conseguir marcas melhores num futuro próximo”, comentou. “Estou muito feliz com o desempenho do Darlan Romani nos últimos anos. Ele tem dado maior visibilidade para o arremesso do peso, que nos ajuda até em conseguir patrocínio”, concluiu.

No salto em distância masculino, o desfalque foi Gabriel Boza (APA-SP), qualificado para o Mundial, que sentiu uma lesão muscular no aquecimento para a qualificação. O campeão da prova foi o paranaense Matheus Aparecido de Barros (AAP-PR), com 7,54 m (-1.0).

O Campeonato Brasileiro Sub-20, que prossegue até a tarde deste domingo (24/4), reúne cerca de 700 atletas de 125 clubes de 23 Estados e do Distrito Federal.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo