Siga o OTD

Taekwondo

Luiz Guilherme Jesus é ouro no encerramento do taekwondo

Luiz Guilherme Jesus faturou o quinto ouro brasileiro no taekwondo nos Jogos Sul-Americanos de Rosario 2022

Taekwondo do Brasil foi muito bem em Rosario 2022
Taekwondo brasileiro faturou oito medalhas em Rosario 2022 (Foto: Beto Noval/COB)

O Brasil conquistou mais duas medalhas no taekwondo dos Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosario 2022 neste sábado (30), no último dia de disputas da modalidade no evento. Luiz Guilherme de Jesus faturou o ouro na categoria até 73kg, enquanto Karen Araujo foi prata na até 44kg. Assim, o país se despediu da competição na liderança do quadro de medalhas, com cinco ouros, duas pratas e um bronze.

+ Rosario 2022: Brasil fatura sete medalhas no wrestling

Luiz Guilherme de Jesus sagrou-se campeão após um duelo emocionante na final, contra o chileno Diego Contreras Cortes. Os dois atletas alternaram-se na liderança do placar diversas vezes e o brasileiro levou a melhor nos pontos finais, vencendo por 22 a 21. Antes de se garantir na decisão, Luiz havia tido lutas tranquilas contra o boliviano Diego Nogals (22 a 4) e contra o venezuelano Jose Rodriguez (27 a 3).

Já Karen Eduarda Araujo foi vice-campeã na categoria até 44kg após vencer dois duelos e perder na final para a colombiana Leidy Fonseca, por 14 a 5. A brasileira esteve atrás do placar a todo o momento e não conseguiu encostar na adversária.

Sem medalha

Outro brasileiro a competir no dia foi Eduardo Santana, na categoria até 48kg. Ele perdeu logo em sua estreia, nas quartas de final, para o venezuelano Luis José Acosta, por 16 a 10, e ficou fora da briga por medalhas. Eduardo e Bruno Gomes (55kg) foram os únicos dois brasileiros do taekwondo a não medalharem em Rosario 2022.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Todos os outros oito atletas do taekwondo foram ao pódio. Além de Luiz Guilherme Jesus, o Brasil foi ouro com Henrique Fernandes (+73kg), Rafaella Arruda (55kg), Maria Eduarda Trajano (63kg) e Thaisa de Souza (+63kg). Karen Araujo e Camilly Camargo (49kg) levaram a prata, enquanto Matheus Bartholo (63kg) foi bronze.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo