São Paulo recebeu, na manhã deste domingo (24), a decisão da 1ª Copa Sabesp Feminina de Remo, com vitória do Rio de Janeiro em final contra a seleção argentina. Disputada no barco de oito remadoras com timoneiro, a decisão teve uma diferença de mais de sete segundos na liderança das cariocas, que anotaram tempo de 6:26.45. Os selecionados do Rio Grande do Sul e de São Paulo ficaram na semifinal.
- Brasil avança para a semifinal na classe BC3 Pares no Campeonato Mundial
- Com Isaquias Queiroz, Brasileiro de Canoagem começa em Lagoa Santa
- Kevin Aguero nos 400 m com barreiras: de Ponta Porã ao topo do continente
- O dia do Brasil no esporte: confira a agenda desta quarta-feira, 2 de setembro
- Yago Dora cai para Cole Houshmand nas quartas de final em Fiji
A Copa Sabesp Feminina de Remo marcou o início da nova parceria entre a Confederação Brasileira de Remo (CBR) e a Sabesp, anunciada na última semana e válida até 2029. O acordo prevê investimentos no desenvolvimento da modalidade, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, além de ações voltadas ao remo de praia e projetos sociais em São Paulo.
O primeiro evento do patrocínio foi justamente a competição disputada na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP), reunindo 12 embarcações de nove estados brasileiros, além de equipes da Argentina e do Paraguai. Pela primeira vez, atletas receberam premiação financeira em um campeonato nacional da modalidade.
Segundo Luiz Felipe da Silva, presidente da CBR, o acordo chega em um momento de crescimento do remo brasileiro. “O remo brasileiro vem passando por grandes transformações de um ano para cá, tanto na gestão da modalidade quanto no ambiente competitivo, e a chegada da Sabesp vem para coroar este novo momento”, afirmou.
Entre os projetos previstos na parceria está a criação do Circuito Nacional de Remo de Praia, modalidade que fará sua estreia olímpica nos Jogos de Los Angeles 2028. Todas as etapas deverão acontecer em São Paulo, área de atuação da Sabesp.
O acordo também prevê a implantação de uma Escolinha de Remo com expectativa de atender até 1.200 crianças. O projeto será implementado em São Paulo, em local ainda a ser definido, com o objetivo de ampliar o acesso ao esporte e incentivar a formação de novos remadores.
“Queremos apoiar iniciativas que gerem impacto positivo para a sociedade. O remo carrega valores como disciplina, superação e conexão com a água, que refletem diretamente o propósito da companhia”, disse Samanta Souza, diretora de relações institucionais e sustentabilidade da Sabesp.