Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mônica Santos e Rayssa Veras levam dois ouros na Copa Brasil

Mônica Santos e Rayssa Veras (ambas em duas armas), Jovane Guissone, Lenilson de Oliveira e Vanderson Chaves faturam ouro

Na imagem,Mônica Santos (esq.) faturou dois ouros nesta terça.
Mônica Santos (esq.) faturou dois ouros nesta terça. Foto: Joyce Pais/ CBE

O dia inicial de disputa da 1ª Copa Brasil de Paraesgrima 2024, no CPB, em São Paulo, proporcionou duelos travados com muito empenho. Afinal, a competição, que abre a temporada nacional da CBE, é um importante teste para os atletas que tentarão, em maio, vagas nos Jogos Paralímpicos de Paris – no Regional das Américas, na Costa Rica, e na etapa da Copa do Mundo, na capital paulista.  

Nesta terça-feira (19), foram consagrados os primeiros campeões desta Copa Brasil: Jovane Guissone (espada B), Lenilson de Oliveira (florete A), Vanderson Chaves (sabre B), Rayssa Veras (espada A e sabre A) e Mônica Santos (espada B e sabre B). 

Sabre masculino B

Primeiramente, o título de Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União-RS) no sabre masculino B veio em alto estilo: vitória por 15-4 sobre Jovane Guissone (Paulistano-SP), grande nome da paraesgrima brasileira, que tem o sabre como terceira arma.

“Eu e Jovane já protagonizamos algumas finais e pude colocar em pista aquilo que venho fazendo nos treinos. Entrei confiante, o placar foi consequência do meu desempenho”, declarou Vanderson após o combate.

Espada masculino B

Em seguida, quando jogou com sua arma de preferência, a espada, Jovane Guissone não deixou o ouro escapar, mantendo sua hegemonia nacional. Dessa forma, o título desta Copa Brasil veio com uma vitória de 15-7 sobre Izaías Monteiro da Silva (ADF-PR).

“O Izaías é um adversário de muito valor, foi legal fazer a final com ele. Agradeço aos que me dão suporte para que eu consiga ganhar medalhas. Hoje fui ouro na espada e prata no sabre, que é uma arma em que estou procurando me desenvolver, apesar de treinar pouco com ela”, declarou o campeão.

Florete masculino A

Além disso, o confronto decisivo do florete A reuniu Lenilson de Oliveira, do Paulistano, e Alex Sandro Souza, do Pinheiros-SP – uma final temperada por rivalidade entre clubes paulistas. Lenilson levou a melhor por 15-7 e sagrou-se campeão.

“Eu e Alex sempre nos pegamos em finais e é muito difícil enfrentá-lo. Fico satisfeito e vou tentar conquistar mais coisas aqui”, concluiu Lenilson.

Espada feminino A e B

Na espada feminino A, a disputa colocou frente a frente Rayssa Veras, do Paulistano, e Carminha Oliveira, da ADF-PR – um clássico da paraesgrima feminina brasileira. Vencendo por 15-11, Rayssa levou a melhor no duelo e faturou a medalha de ouro.

“Carminha é uma jogadora muito especial, mas consegui encaixar minhas ações e conquistar esse título. Estou muito feliz e agradeço a toda a equipe que trabalha comigo”, festejou Rayssa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A decisão da espada B foi disputada por Mônica Santos, do Grêmio Náutico União-RS, e Rudineia Manica, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR. Mônica teve trabalho, mas venceu pelo placar de 15-13, ficando com o título.

“Foi uma grande final. Tenho algumas ações que sei que combinam com o jeito da (Rudineia) Manica jogar. Coloquei-as em prática e fui feliz”, afirmou Mônica Santos.

Sabre feminino A e B

Então, no sabre feminino A, Rayssa Veras conquistou seu segundo título do dia. No confronto em que garantiu o ouro, a atleta do Paulistano bateu Ana Elisa Paz, do Grêmio Náutico União, por 15 toques a 9.

“Não fui bem nas pules e não passei de bye ao quadro principal. Tive que refazer minha trajetória e fiz a lição de casa. Ainda vou jogar o florete, quem sabe vem outra medalha? Mas meu jogo se encaixa melhor na espada”, disse Rayssa.

Por fim, no sabre feminino B, Mônica Santos (GNU-RS) e Rudineia Manica (ADF-PR) repetiram a final da espada feminina B. Desta vez, contudo, não houve equilíbrio: Mônica venceu por 15-2 e faturou mais um ouro.

“Dois ouros conquistados, e minha expectativa é ganhar mais um no florete nesta quarta-feira. É a arma com a qual eu treino e me considero favorita”, afirmou a talentosa Mônica Santos, sem falsa modéstia.

Programação

Nesta quarta-feira (20), dia de encerramento da Copa Brasil de Paraesgrima no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, serão disputadas provas com as seguintes armas: florete feminino A e B, florete masculino B, espada masculino A e sabre masculino A.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia