Siga o OTD

Remo

Flamengo é campeão brasileiro de barcos curtos

Lucas Baptista

Chegando ao pódio em 21 oportunidades, o Flamengo sagrou-se, neste domingo, campeão no Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos 2018.

O Clube de Regatas do Flamengo (RJ) sagrou-se, neste domingo, campeão do Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos 2018. O time carioca subiu ao pódio 21 vezes, levando para casa nove ouros, oito pratas e quatro bronzes. O campeonato foi realizado na Raia Olímpica da USP, em São Paulo, entre os dias 15 e 18.

O tempo na capital paulista se manteve estável durante os quatro dias do evento, com temperatura média de 29 graus. Os ventos fracos não atrapalharam a realização das provas. Ao todo, 144 atletas estavam inscritos, representando 20 clubes de nove estados. As 21 provas do evento foram disputadas em duas fases.

Na primeira fase do campeonato, Troféu Brasil, entre os dias 15 e 17, foram disputadas cinco provas sem distinção de categoria: Single Skiff Masculino, Single Skiff Feminino, Dois Sem Masculino, Dois Sem Feminino e uma prova extra de Single Skiff Masculino Júnior. Esta fase, também faz parte da Seletiva Nacional, etapa obrigatória de avaliação para os remadores que tem a intenção de participar da Seleção Brasileira.

O Flamengo ficou com três vitórias: Single Skiff Feminino (Milena Vianna), Dois Sem Masculino (Willian Giaretton e Xavier Vela Maggi) e Dois Sem Feminino (Yanka Vieira Brito e Milena Vianna). O Botafogo de Futebol e Regatas (RJ) venceu no Single Skiff Masculino (Uncas Tales) e o Esporte Clube Pinheiro (SP) no Single Skiff Masculino Júnior (Marco Misasi).

 

Lucas Baptista

Esta foi a terceira vitória do Botafogo no Troféu Brasil na prova de Single Skiff. O clube carioca também levou o ouro em 2017 e 2016, com Lucas Verthein e Aílson Eráclito da Silva. A remadora Milena Vianna e a dupla Willian e Xavier haviam vencido na mesma categoria em 2017, porém disputando o campeonato pelo Grêmio Náutico União (RS).

Na segunda fase, Brasileiro de Barcos Curtos, foram disputadas 17 provas finais neste domingo, com os seis barcos mais rápidos em cada categoria a partir do ranking definido na primeira fase. O Flamengo conquistou seis medalhas de ouro, somando o total de nove vitórias entre as duas fases do campeonato. Em segunda lugar, o Botafogo teve seis vitórias no total e o Pinheiros duas. O Vasco da Gama também conquistou dois ouros, o desempate foi decidido pela quantidade de medalhas de prata: 3 para o Pinheiros e 2 para o Vasco.

Mais em Remo