Siga o OTD

Remo

Lucas Verthein supera a semifinal e vai à decisão do Pré-Olímpico

No segundo dia de disputa do evento, o remador brasileiro finalizou a prova no tempo de 6min48s96 para seguir adiante na competição

Lucas Verthein em ação no Pré-Olímpico das Américas (Satiro Sodré/CBR)
(Satiro Sodré/CBR)

Sonho segue vivo! No Single Skiff masculino, o brasileiro Lucas Verthein venceu sua bateria com facilidade e avança para a decisão do Pré-Olímpico das Américas de remo. O atleta carioca está em busca da sua segunda classificação aos Jogos Olímpicos, após participar da edição de Tóquio-2020. Evaldo Morais e Piedro Tuchtenhagen triunfaram na fase de repescagem e também se classificaram à final no Double Skiff Peso Leve.

No início da prova, Lucas adotou uma estratégia de controlar o ritmo das remadas até a metade da parcial. Depois, ele acelerou no terço final e abriu distância de Bruno Cetraro, atleta uruguaio que estava na segunda colocação. Assim, o brasileiro terminou o percurso no tempo de 6min48s96, mais de um segundo na frente do rival sul-americano. Agora, Verthein voltará às águas da Lagoa Rodrigo de Freitas já neste sábado (16), às 9h50.

“Foi um ótimo tempo, um dos melhores que já fiz, e fico feliz com essa melhora, o que mostra que o trabalho está sendo bem feito. Foi uma prova bem puxada para uma semifinal, no nível de uma final mesmo. Lutei bem contra um atleta que foi finalista olímpico no Double Skiff Peso Leve em Tóquio e quarto do mundo no Single Skiff. Tanto eu quanto ele estamos bem preparados, nem eu nem ele queria deixar fácil. O que mais importa é amanhã e se, Deus quiser, vou buscar essa primeira colocação, defender esse título do Pré-Olímpico de 2021 e do Pan-Americano de 2023”, disse Lucas.

“Quero muito essa vaga para Paris e disputar a minha segunda Olimpíada, representando o Brasil da melhor maneira e mais uma vez fazendo história. Espero seguir para Paris, Los Angeles e Brisbane, se minha lombar aguentar até lá (risos)”, completou Verthein sobre o sonho de garantir a vaga nos Jogos Olímpicos.

Classificação brasileira no Double Skiff

Mais cedo, o Brasil garantiu mais um representante na decisão no Pré-Olímpico. Na prova do Double Skiff Peso Leve, Evaldo Morais e Piedro Tuchtenhagen venceram a dupla venezuelana na repescagem, finalizaram na marca de 6min27s37 e se classificaram para a final da categoria. Eles também retornarão ao campeonato no sábado (16), às 10h10. No feminino, Beatriz Cardoso, na disputa individual, e Antônia Abreu Motta/Isabelle Falck, nas duplas, também estarão presentes nas respectivas decisões do torneio. Elas competirão às 9h40 e às 10h, respectivamente.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Remo