Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Diana e Jairo ficam em 6º lugar no skiff duplo misto do Mundial

Dupla brasileira ficou em sexto lugar na final do skiff duplo misto PR3 no Mundial de remo

Na imagem, Diana Barcelos e Jairo Klug, depois da prova com sua embarcação.
(Foto: Detlev Seyb / MyRowingPhoto.com)

A dupla brasileira formada por Diana Barcelos e Jairo Klug ficou em sexto lugar na final do skiff duplo misto da classe PR3 no Mundial de remo paralímpico, em Belgrado, na Sérvia, nesta sexta-feira (8). Eles completaram a prova em 8min43s74, 36 segundos atrás dos vencedores. Outro brasileiro no dia, Renê Pereira ficou em quinto lugar na semifinal do single skiff PR1 masculino e não avançou para a final.

Vindos de uma vitória na bateria de repescagem, Diana e Jairo largaram na raia 3 da final, competindo contra outros cinco barcos. Os brasileiros não fizeram uma boa largada e ficaram para trás desde o início, passando em último lugar em todas as parciais, sempre aumentando a vantagem. No fim, concluíram os 2.000m de disputa com 8min43s74.

Sem vaga paralímpica

Com o desempenho, a dupla ficou sem vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Isto porque o Mundial distribuiu cotas para os cinco primeiros da final. Diana e Jairo terão a oportunidade de se classificar para a Paralimpíada através da Regata Qualificatória Continental das Américas.

Os australianos Nikki Ayers e Jed Altscwager levaram a medalha de ouro, marcando 8min07s07. Os estadunidenses Gemma Wollenschlaeger e Todd Vogt levaram a prata, com 8min15s22, enquanto os franceses Elur Alberdi e Laurent Cadot completaram o pódio, marcando 8min27s09. Diana e Jairo ficaram a 36 segundos do ouro e a 16 segundos do pódio.

Outro brasileiro em ação no Mundial de remo nesta sexta-feira, Renê Pereira ficou em quinto lugar em sua semifinal e não avançou para a disputa de medalhas do single skiff PR1 masculino. Ele anotou o tempo de 9min41s09, ficando quase 20 segundos atrás do britânico Benjjamin Pritchard, que venceu a bateria. Seis atletas participaram da série, mas apenas os três primeiros se classificaram para a final A. Dessa forma, o brasileiro disputará a final B, que define o posicionamento do 7º ao 12º lugar.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia