Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Diana e Valdeni vencem preliminar do skiff duplo misto no Mundial

Dupla Diana Barcelos/Valdeni Junior vence bateria preliminar do double skiff PR3 e tem boas chances de medalha no Mundial

Diana Oliveira Diana Barcelos e Valdeni Júnior remo double skiff misto PR3 Mundial de remo medalha de prata Copa do Mundo
Diana e Valdeni Junior venceram o Sul-Americano deste ano (Foto: Max Peixoto/CBR)

O Brasil fez uma grande estreia no Campeonato Mundial de Remo, em Racice, na República Tcheca, nesta segunda-feira (19). A dupla Diana Barcelos/Valdeni Junior venceu a bateria preliminar do double skiff misto PR3 paralímpico), com quatro segundos de segundos de vantagem sobre os segundos colocados, e se colocou em boa posição para afinal, que acontecerá na sexta-feira (23).

+ Rayssa Leal e Luizinho vencem STU National de Recife

Diana e Valdeni venceram a bateria de ponta a ponta. Eles assumiram a liderança logo no início e passaram a ditar o ritmo da prova, controlando a vantagem até o fim. Eles venceram com o tempo de 07min33s39, quatro segundos mais rápidos do que os ucranianos Dariia Kotyk/Stanislav Samoliuk, que ficaram em segundo lugar. A dupla francesa Elur Alberdi/Laurent Cadot ficou em terceiro, com 07min40s91.

Vale destacar que apenas seis barcos foram inscritos para o double skiff misto PR3 neste Mundial e, por isso, todos eles avançaram à final A, que acontecerá na sexta-feira, às 09h12, no horário de Brasília. Esta prova não foi disputada em Tóquio-2020, mas fará sua estreia no programa paralímpico nos Jogos de Paris-2024.

A dupla brasileira é uma mescla entre experiência e renovação. Carioca e atleta do Flamengo, Diana é bicampeã munidal da categoria, enquanto Junior, catarinense que defende o Martinelli, faz sua estreia em Mundiais. Juntos, os dois conquistaram a medalha de ouro nesta prova no Sul-Americano de remo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil no Mundial

Além de Diana e Valdeni, o Brasil conta com outros seis atletas neste Mundial de remo. Luana Fagundes e Isadora Greve são as únicas do convencional. Elas competirão no dois sem peso leve. Já entre os paralímpicos, a delegação brasileira é composta por: Claudia Santos (single skiff PR1); o medalhista em Tóquio-2020, Renê Pereira (single skiff PR1); e Josiane Lima e Leandro Sagaz (double skiff misto PR2).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia