Siga o OTD

Remo

Brasil termina sul-americano com cinco ouros e 27 medalhas

Brasil ganhou quatro ouros nas provas do para-remo no último dia do sul-americano sub-23 e júnior de remo.

Michel Pessanha Sul-americano remo 2022 brasil
(CBR/Max Peixoto)

No segundo dia de provas finais do Sul-Americano de Remo 2022, a Seleção Brasileira de Remo conquistou mais quatro medalhas de ouro, fechando sua participação no evento com 5 ouros, 13 pratas e 9 bronzes. No ranking oficial do campeonato, o Brasil ficou na 4ª posição, atrás de Argentina, Chile e Uruguai. O evento aconteceu em Porto Alegre, entre 25 e 27/03.

No quadro oficial de medalhas, o Brasil levou uma medalha de ouro, 11 de prata e 9 de bronze. No para-remo, apenas as provas de Single Skiff PR1 contavam para pontuação no campeonato, as outras provas são extras ao programa oficial do evento. A Argentina foi campeã com 11 ouros, Chile vice com 7 ouros e Uruguai em terceiro lugar com 6 ouros.

O troféu de campeão do Sul-Americano de Remo 2022 homenageou a atleta Dulce D’Avila Bandeira. Remadora do Grêmio Náutico União, ela foi a primeira mulher brasileira da história a subir ao lugar mais alto do pódio na prova de Single Skiff em campeonatos brasileiros. O troféu de vice-campeão levou o nome de Breno Manczck, treinador do GNU que ensinou Dulce a remar e a levou para o campeonato brasileiro.

Líderes do quadro de medalha, remadores argentinos fazem festa ao final do evento (CBR/Max Peixoto)

No sábado, João Victor Lopes já havia sido campeão sul-americano júnior no single skiff masculino, e o Brasil também levou outras nove medalhas no primeiro dia de finais.

Barcos paralímpicos são destaques no domingo

Os destaques de domingo, 27/03, foram os barcos paralímpicos. Josiane Lima e Leandro Sagaz, do Aldo Luz (SC), conquistaram o primeiro ouro do dia no Double Skiff Misto PR2. Logo em seguida, Diana Barcelos, do Flamengo (RJ), e Valdeni Junior, do Aldo Luz (SC), levaram mais um ouro para o Brasil no Double Skiff Misto PR3. No final da manhã, Michel Pessanha garantiu o terceiro ouro no Single Skiff Masculino PR2. Fechando a manhã, Salvador Maike e Adeilso Freitas conquistaram o ouro no Dois Sem Masculino PR3.

Foram 14 provas disputadas no primeiro dia e 16 provas no segundo, todas nas categorias Júnior, Sub 23 e Para-Remo. As disputas foram realizadas na distância de 1500m com seus resultados aferidos por photo finish. Ao todo, foram convocados 46 atletas para a Seleção, sendo 10 para-remadores. Além das provas oficiais de Single Skiff, foram realizadas outras quatro provas extras paralímpicas de duplas, todas com participação de brasileiros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A prova mais acirrada do dia foi o Double Skiff Masculino Júnior, com Brasil e Argentina brigando pela primeira posição. A diferença, confirmada pelo photo finish, foi de 0.03 segundo, com vantagem para o barco argentino. No Double Skiff Sub 23 Peso Leve, novamente photo finish confirmou o resultado: 0.52 segundo de vantagem para o Uruguai, deixando o barco brasileiro com a medalha de prata da categoria.

Todos os atletas olímpicos eram das categorias Júnior e Sub 23, e se classificaram para o evento na Qualificação 01, realizada em Porto Alegre e no Rio de Janeiro em 17 e 18/02. A equipe chegou na Ilha do Pavão ainda na semana anterior para um período de preparação.

(CBR/Max Peixoto)

O vento dificultou a realização das provas de sábado, sendo necessário cancelar uma prova e suspender a regata no final da manhã, após oito provas finalizadas. O resto da disputas foram realizadas no final do dia, com partidas a cada 10 minutos a partir das 17h30.

Confira os resultados dos brasileiros neste domingo pelo sul-americano de remo

Ouro- Michel Pessanha (PR2 M1x) 07:11.85

Ouro- Josiane Lima, Leandro Sagaz [PR2 Mix2x (B)] S/T

Ouro- Adeilso Freitas, Salvador Maike (PR3 M2-) 05:54.22

Ouro- Valdeni Junior, Diana Barcelos (PR3 Mix2x) 05:34.73

Prata- Tomás Levy (BM1x) 05:11.60

Prata- Jessica Gomes, Michel Pessanha [PR2 Mix2x (A)] 07:11.85

Prata- Lara Pizarro, Ana Júlia Ferreira (JW2-) 05:45.71

Prata- Valdeni Junior, Luis Salas (ARG) (PR3 M2-) 05:57.75

Prata- Daniel Passold, Arthur Veiga (JM2-) 05:24.64

Prata- João Victor Siqueira, Predo Schmitz (JM2x) 05:02.10

Prata- João Vinicius Batista, Marcelo Barbosa (BLM2x) 04:56.37

Prata- Thalita Soares, Joice Silva (BLW2x) 05:43.74

Bronze- Lorrayne Lane (BW1x) 06:10.68

Bronze- Maria Fernanda Nunes, Helen Belony, Giulia Santos, Julia Moreno (JW4x) 05:29.59

Bronze- Lorrayne Lane Araújo, Juddy Milla Pasos (BW2x) 05:40.31

Bronze- Arthur Aguiar, José Gomes, Daniel Passold, Pedro Carvalho, Enrico Pizarro, Pedro Schmitz, Victor Itagiba, Pedro Cabral, João Pedro Silva (JM8+) 04:36.56

Bronze- Ana Júlia Ferreira, Lara Pizarro, Lavínia Pacheco, Jennifer Almeida, Vitória Thalita

Brandão, Giulia Santos, Julia Moreno, Alice Andrelino, Tim: João Pedro Silva (JW8+) 05:16.17

4º- Tomás Levy, Jean Marcelin Filho, Gustavo Gouveia, Piedro Tuchtenhagen (BM4x) 04:40.70

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Remo