Siga o OTD

Remo

Brasil fatura três ouros, 12 pratas e 10 bronzes no Sul-Americano

As vitórias do Brasil no Sul-Americano de remo foram no Single Skiff Masculino PR1, no Quatro Sem Feminino Júnior e no Dois Sem Masculino Peso Leve

Brasil no Campeonato Sul-Americano de remo em Assunção
CBR

Terminou neste domingo o Campeonato Sul-Americano de Remo 2021, realizado de 17 a 19 de dezembro em Asunção, no Paraguai. O Brasil conquistou 3 medalhas de ouro, 12 de prata e 10 de bronze. As vitórias brasileiras foram no Single Skiff Masculino PR1, no Quatro Sem Feminino Júnior e no Dois Sem Masculino Peso Leve.

+Tomás Garcia Levy conquista a prata no single skiff

A primeira medalha de ouro no Sul-Americano de remo foi conquistada por Renê Pereira no Single Skiff Masculino PR1 (PR1 M1x). “Após os jogos de Tóquio, comemorações e longo período em inatividade, tive receio de não mais querer me manter em alto rendimento. Essa conquista dedico a minha espos aque sempre esteve ao meu lado e que tem se mostrado uma verdadeira guerreira nesses últimos dois meses após um diagnóstico de câncer de mama que nos pegou de surpresa”, contou o atleta em uma postagem nas redes sociais.

Renê Pereira conquisto a medalha de ouro no Single Skiff Masculino PR1 Sul-Americano de remo

Renê Pereira conquisto a medalha de ouro no Single Skiff Masculino PR1

No segundo dia de provas do Sul-Americano de remo, Shaiane Ucker, Maria Fuhrmann, Lara Pizarro e Gabriela Bertoglio conquistaram o segundo ouro do Brasil no Quatro Sem Feminino Júnior. “A experiência foi muito gratificante, porque treinamos muito para isso. A gente estava muito focada para ganhar essa competição, ter conquistado essa medalha foi muito importante,” explicou a remadora Shaiane Ucker em entrevista para a Federação Paraguaia. O terceiro ouro foi conquistado no Dois Sem Masculino Peso Leve pela dupla Vangelys Reinke e David Souza.

Shaiane Ucker, Maria Fuhrmann, Lara Pizarro e Gabriela Bertoglio conquistaram o segundo ouro do Brasil no Quatro Sem Feminino Júnior Sul-Americano de remo

Shaiane Ucker, Maria Fuhrmann, Lara Pizarro e Gabriela Bertoglio conquistaram o segundo ouro do Brasil no Quatro Sem Feminino Júnior

As disputas do Sul-Americano de remo foram realizadas na raia da Costanera sob forte calor (38°C com sensação térmica de 43°C) e condições adversas. A raia não possuía balizamento Albano, houve redução da distância de provas para 1300m e bancos de areia devido a baixa do rio. Por outro lado, o evento contou com grande participação dos países latino-americanos, somando 167 atletas da Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Chile, Peri, Bolívia, Venezuela, Equador, México e Paraguai.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No resultado geral do Campeonato Sul-Americano de remo, os atletas se mostraram contentes. Diego Nazário, ao receber a medalha de prata no Single Skiff Masculino Peso Leve (LM1x), contou: “gostei muito de competir aqui, uma grande competição. Estou muito feliz e agradeço a toda a Seleção Brasileira e a Federação do Paraguai.”

No Dois Sem Masculino Peso Leve, ouro para a dupla Vangelys Reinke e David Souza Sul-Americano de remo

No Dois Sem Masculino Peso Leve, ouro para a dupla Vangelys Reinke e David Souza

Beatriz Tavares, prata no Single Skiff Feminino (W1x) contou que o resultado foi positivo: “A prova foi bem dura, porque eu tinha adversárias fortes, a Antonia [Abraham, do Chile] e a Alejandra [Alonso, do Paraguai]. Eu acredito que fiz uma boa prova, mas acabei perdendo um pouco a reta. Fui para fora da raia e acabei me prejudicando um pouco por isso. Mas o resultado foi muito positivo, estou bem feliz.”

ATLETASPROVARESULTADO
Renê PereiraPR1 M1x1º Lugar Final A
Vangelys Pereira, David FariaLM2-1º Lugar Final A
Shaiane Ucker, Maria Fuhrmann,
Lara Pizarro, Gabriela Bertoglio
JW4-1º Lugar Final A
Bruna AraújoPR1 W1x2º Lugar Final A
Beatriz Cunha Tavares CardosoW1X2º Lugar Final A
Diego Donizetti NazárioLM1X2º Lugar Final A
Maria Fernanda Nunes, Julia dos SantosJW2X2º Lugar Final A
Marcelo Barbosa, Gustavo OlivaJM2X2º Lugar Final A
Shaiane Ucker, Maria do Carmo FurhmannJW2-2º Final Lugar A
Beatriz Cardoso, Nathalia Barbosa,
Dayane Santos, Chloé Gorski
W4x2º Lugar Final A
Vangelys Reinke, David Faria,
Iago Rodrigues e Heitor dos Santos
LM4-2º Lugar Final A
Marcelo Barbosa de Almeida, Pedro Schmitz
Gustavo Oliva, João Pedro Cabrera
JM4X2º Lugar Final A
Warley Rocha, Emanuel Borges
Evaldo Becker, Piedro Tuchtenhagen
LM4X2º Lugar Final A
Marcelo Barbosa, Pedro Andrade,
Gustavo Gouvea, João Cabrera
JM4x2º Lugar Final A
Ana Julia Ferreira, Lorrayne Melo,
Vitoria Villas Boas, Giulia Santos
Mariana Funari, Ana Luiza Marques,
Shaiane Ucker, Evelen Cardoso,
Ian Vitor Amâncio
W8+2º Lugar Final A
Marcelo Barbosa de AlmeidaJM1X3º Lugar Final A
Tomás LevyM1X3º Lugar Final A
Isabelle Falck, Milena MatiasW2-3º Lugar Final A
Antonia Motta, Sofia IbargurenLW2x3º Lugar Final A
Beatriz Cardoso, Nathalia BarbosaW2x3º Lugar Final A
Evaldo Becker Morais, Piedro TuchtenhagenLM2X3º Lugar Final A
Tomas Garcia Levy, Bernardo Timm BoggianM2X3º Lugar Final A
Milena  Viana, Isabelle Falck 
Mariana  Macedo, Agnes Nadine
W4-3º Lugar Final A
Bryan Bravim Costa, Robson Radman
Raphael Luciani, Diogo Alex Volkmann 
JM4-3ºLugar Final A
Sebastian Solari, Augusto Knoll,
Marcelo Evangelista, Breno Soares
Daniel Lima, Facundo Duarte,
Luis Faria, Erick Oliveira, Yan Costa
M8+3º Lugar Final A
Vanessa Cozzi de CastroLW1X4º Lugar Final A
Helen BelonyJW1x4º Lugar Final A
Willian Giaretton, Gabriel CamposM2-4º Lugar Final A
Robson Radmann
Bryan Bravim
JM2-4º Lugar Final A
Gabriel Alves de Moraes
Willian Karllos Giaretton
M2-4ºLugar Final A
Diego Nazário, Christian Barbosa,
Vinicius Delazeri, Emanuel Borges
M4x4º Lugar Final A
Sebastian Ananias Solari, Fabio José Moreira
Alef da Rosa Fontoura, Matheus Freitas
M4-Desclassificado

O vencedor do Prêmio Brasil Olímpico na modalidade remo e representante do remo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Lucas Verthein, infelizmente ficou de fora deste Sul-Americano de remo por motivos de saúde. Ele disputaria o Single Skiff Masculino. Na prova do Quatro Sem Masculino (M4-), o Brasil estava inscrito, porém foi desclassificado por uma infração.

A equipe chegou ao Paraguai no dia 14/12. para a disputa do Sul-Americano de remo Ao todo, 62 atletas formavam a Seleção Brasileira de Remo, sendo 2 nas categorias paralímpicas. Eles foram acompanhados pelos técnicos Bernhard Stomporowski (Flamengo), Fernando Mello (Corinthians), Letícia Muziol (Flamengo), Oguener Tissot (Centro Português) e Paulo Vinicius de Souza (Botafogo).

Também fazia parte da Comissão Técnica o coordenador de para-remo da CBR Fernando Carvalho Neto, o fisioterapeuta Rafael Jacob, o gerente técnico da CBR Marcello Varriale e o auxiliar de logística Paulo Henrique Macário. A presidente da CBR Magali Moreira e vice-presidente Marcos Polchowicz também estiveram em Asunción prestigiando o evento.

A Seletiva que definiu a convocação para o Sul-Americano de remo foi realizada entre os dias 11 e 13/11 na Lagoa Rodrigo de Freitas. Foram 51 atletas de 10 clubes que atingiram o índice para disputar 21 provas do programa. Os atletas que não atingiram o índice na etapa Seletiva e disputaram o evento foram responsáveis pelas despesas de participação.

Mais em Remo