Siga o OTD

Polo Aquático

ABDA e Paulistano são campeões do brasileiro interclubes sub-20

ABDA é campeã do Campeonato Brasileiro Interclubes sub-20
Divulgação

A Associação Bauruense de Desportos Aquáticos e o Paulistano são os grandes campeões do Campeonato Brasileiro Interclubes sub-20. Nas finais, realizadas neste domingo (27), na piscina do Flamengo, no Rio de Janeiro, a ABDA derrotou o Pinheiros na chave feminina, enquanto o Paulistano derrotou a equipe masculina do time de Bauru.

Na final feminina, ABDA e Pinheiros fizeram um jogo bastante disputado. O primeiro tempo terminou 3 a 1 para a ABDA e o Pinheiros até esboçou uma reação no terceiro quarto, mas a ABDA seguiu à frente do placar (4 a 3). Nos últimos oito e decisivos minutos, a equipe de Bauru voltou ao jogo e garantiu a vitória por 6 a 3. A SHB foi a terceira colocada.

“Não foi uma final com o nível técnico tão alto. Nós percebemos que tanto a nossa equipe, quanto o Pinheiros pecaram em alguns aspectos, talvez pelo nervosismo, mas as meninas estão de parabéns, pois souberam controlar isso. É importante também que elas saibam que nem sempre vão jogar bem, mas precisam encontrar maneiras de vencer”, falou o treinador Emerson Martins.

(Foto: Divulgação)

A disputa decisiva entre os homens também teve emoção, com as equipes perdendo as primeiras oportunidades no início da partida. Equilibrado, o primeiro quarto terminou em 2 a 2. O segundo quarto começou com o Paulistano melhor e tomando à frente do placar (7 a 4).

O Paulistano voltou para o terceiro quarto com a mesma intensidade para ampliar sua vantagem (9 a 5). No último quarto, a ABDA chegou a pressionar, mas o Paulistano segurou a vantagem para vencer a partida e o campeonato (10 a 6).

“Estou bastante orgulhoso do que esses meninos fizeram aqui. Ao todo, tenho apenas seis jogadores que são da categoria sub-20. Os outros são de categorias menores. Vir aqui e jogar o que jogaram me deixou bastante feliz e orgulhoso”, comemorou o treinador Bárbaro Díaz.

Atual treinador da seleção adulta e referência mundial na modalidade, Rick Azevedo acompanhou a fase final dos dois Campeonatos Brasileiros. Ele avaliou o desempenho técnico das equipes que participaram do evento durante esta semana na piscina do Flamengo.

“Nossa intenção é valorizar cada vez mais essas categorias de base. Esse é o nosso projeto. A categoria adulta é momentânea. Esses garotos que estão aqui, que estiveram também no sub-14, são o futuro do Polo Aquático do Brasil. Vi um sub-16 muito interessante com garotos e garotas altos, com bom manejo de bola. Vejo que daqui alguns anos podemos ter bons valores nas seleções nacionais”, avaliou.

Categoria sub-16

No sábado, o Sesi e a ABDA foram os campeões do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 de Polo Aquático. Sesi e Flamengo disputaram o título feminino e as paulistas levaram a melhor pelo placar de 9 a 5. A Sociedade Hípica de Bauru foi a terceira colocada ao vencer o Paineiras por 16 a 6.

Entre os homens desta mesma categoria, ABDA e Paineiras fizeram um jogo bastante disputado, mas a equipe do interior paulista, levou a melhor por 11 a 7. O Flamengo foi o terceiro colocado depois de vencer o Clube Jundiaiense por 12 a 6.

Mais em Polo Aquático