Siga o OTD

Judô

Volta de Riner no Grand Prix de Marraquexe é adiada

Invicto há 144 lutas, por um período que já caminha para nove anos, a lenda francesa Teddy Riner voltou atrás e não vai mais participar do Grand Prix de Marraquexe, Marrocos, marcado para ocorrer entre 8 e 10 de março

Foto: IJF - arquivo

Durou apenas algumas horas a euforia pela volta da lenda Teddy Riner aos tatames, no Grand Prix de Marraquexe. Pouco depois do anúncio, ele voltou atrás. O francês está invicto há nada menos do que 144 lutas e  já caminha para nove anos sem derrota.

Teddy Riner é bicampeão olímpico (2012 e 2016) e tem um bronze em 2008. Já levou o Mundial dez vezes, sendo uma quando ainda júnior. Além disso, venceu três Masteres, cinco Grand Slams, quatro europeus, cinco Grand Prix, dentre outros.

A última vem que Riner perdeu foi no dia 13 de setembro de 2010 para o japonês Daiki Kamikawa pelo torneio absoluto do Mundial do Japão. Foi na bandeira, e por 2 a 1 (veja abaixo).

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=xDOub5NDff4[/embedyt]

Levou um grande susto na semifinal do mundial de 2017. Tomou um de-ashi-barai do georgiano Guram Tushishvili e caiu de lado logo no golden score (abaixo a partir do 6min07s). Foi “salvo” pelo árbitro de vídeo, que viu o francês colocar o cotovelo a tempo no chão e evitar o waza-ari que acabaria com seu reinado.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ym-dOUQSmJI[/embedyt]

As férias de Teddy Riner

Sua última competição foi justamente o mundial de 2017.  Nesse período de ausência, apesar de se manter treinando forte, aproveitou para assistir in loco à final da Copa da Rússia. Inclusive posou com a delegação campeã segurando a taça.

Em agosto de 2018, enquanto os principais judocas faziam os últimos preparativos para o Mundial de Baku, disputado em outubro, Teddy Riner estava em sua cidade natal na Guiana Francesa. Passeou de jet sky com golfinhos, pescou lagosta e foi homenageado pelos conterrâneos.

Além disso, dias depois aproveitou para saborear um jantar preparado pelo badalado chef turco Nusret Gökçe, o Salt Bae.

GP de Marraquexe é caminho para Paris 2024?

Teddy Riner nunca chegou a disputar mais do que quatro torneios em um ano. O Grand Prix de Marraquexe será apenas seu sexto GP, torneios de menor expressão, da carreira.

Em entrevista para o Estado de S. Paulo afirmou não sentir necessidade de participar de tudo. “É importante estar bem para competir nos grandes torneios, por isso tenho muitos títulos mundiais e dois ouros olímpicos”, afirmou para o repórter Paulo Favero. “Meu alvo maior é a Olimpíada de 2020”, acrescentou.

Porém sua ausência quase que total dos torneios veio após a confirmação, em setembro de 2017, de Paris como sede dos Jogos de 2024. De lá para cá, apenas duas competições. Foi virar para 2018, e nada mais. Por fim, em 2024 ele terá 35 anos e seria uma chance de encerrar a carreira lutando pelo ouro em casa. A ver.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô