Siga o OTD

Pequim 2022

Aliviado, Michel Macedo só quer competir nos Jogos Olímpicos

Recuperado de covid-19, atleta brasileiro está em sua segunda participação olímpica e espera completar sua primeira prova no esqui alpino

Michel Macedo recuperado Covid-19
Michel Macedo foi liberado para competir no slalom em Pequim 2022 (Divulgação/COB)

Os Jogos Olímpicos são o ponto alto da carreira da grande maioria dos atletas. Agora imagina se classificar para duas edições e não conseguir completar nenhuma de suas provas. Esse é o pesadelo que rondou o brasileiro Michel Macedo durante sua estadia nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022.

O atleta foi diagnosticado com Covid-19 assim que chegou no aeroporto da capital chinesa. Dessa forma, ele perdeu a prova do Slalom Gigante, realizado no último domingo, dia 13. Valentino Caputi, o reserva da delegação brasileira, foi chamado às pressas e ficou de sobreaviso caso o titular não tivesse condições.

+Guia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Agenda dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Todas as notícias sobre Pequim-2022

+Resumo do dia nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022

“Quando estava na ambulância indo para o isolamento, eu pensei: ‘fui para duas olimpíadas e nas duas eu andei de ambulância’. Não foi muito legal”, comentou o brasileiro.

Michel Macedo refere-se à experiência vivida em PyeongChang 2018. Na ocasião, ele garantiu o índice A olímpico e poderia competir nas quatro provas individuais. Contudo, sofreu uma lesão após uma queda provocada pelos ventos fortes logo nos primeiros dias da competição.

Assim, precisou abdicar das corridas de velocidade (downhill e Super G) para se recuperar a tempo das provas clássicas, sua maior especialidade. Mas o desempenho nelas também não foi bom: tanto no Slalom quanto no Slalom Gigante acabou perdendo um dos portões e foi eliminado.

Mesmo sem treino, Michel Macedo vai para o tudo ou nada

Totalmente assintomático, o esquiador brasileiro felizmente não sofreu com sequelas da doença. Assim, pôde manter uma rotina de treinos adaptada para sua rotina em isolamento, focando justamente na parte física. Fazia exercícios numa bicicleta e realizava alongamentos dentro do quarto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Michel Macedo vai para a competição mesmo sem ter treinado na pista oficial. É uma decisão arriscada, uma vez que o Slalom é a prova mais técnica do Esqui Alpino. Ou seja, se ele perder um dos portões já está eliminado, seja na primeira ou na segunda descida.

“Seria legal ter tido um treino na neve, mas graças a Deus estou pelo menos competindo. Estou feliz de ter essa oportunidade. A chance era baixa um dia atrás, então estou focado em esquiar como sei esquiar e ver o que acontece”, sintetizou.

Quem é Michel Macedo?

Michel Macedo pode ser considerado o maior esquiador alpino do Brasil. Mesmo aos 23 anos, ele já possui os recordes nacionais em quatro das cinco categorias do Esqui Alpino: Slalom, Slalom Gigante, Super G e Combinado. Apenas no downhill a marca ainda pertence a Nikolai Hentsch com 48.89 pontos.

Além disso, ele foi o primeiro esquiador brasileiro a romper a barreira dos 30 pontos FIS em uma competição. O feito foi obtido em fevereiro de 2019, quando obteve 27.97 pontos no Slalom Gigante em uma prova nos Estados Unidos. Também rompeu a barreira dos 40 pontos FIS no Slalom, com 32.90 pontos em 2017.

Ao todo, já conquistou 20 medalhas em provas oficiais FIS, sendo cinco de ouro – o esquiador brasileiro mais laureado da história. Por fim, nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de 2016, em Lillehammer, foi o 15º no Super G – o melhor resultado sul-americano na disputa.

O Olimpíada Todo Dia viajou na segurança da Coris, nosso SEGURO VIAGEM OFICIAL

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022