Siga o OTD

Pequim 2022

Bobsled brasileiro quer usar experiência da dupla no quarteto

Equipe brasileira termina em 29º nas duplas, mas sonha com Top 20 na prova do 4-men nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022

Bobsled brasileiro 2-men Pequim 2022
Bobsled brasileiro quer usar descidas do 2-men para impulsionar prova do quarteto, no dia 19 (ANOC/Wander Roberto)

(Pequim) O resultado, de certa forma, não agradou, mas a participação do Bobsled brasileiro na disputa do 2-men vai atingir outros objetivos. A equipe pretende utilizar a experiência obtida com as três descidas nas duplas para impulsionar a participação do quarteto nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022.

Após três descidas, o Brasil terminou na 29ª posição dentre 30 trenós com o tempo total de 3min03seg81 e ficou à frente da Jamaica. Assim, não conseguiu avançar à quarta descida, que reúne apenas os 20 melhores.

+Guia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Agenda dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Todas as notícias sobre Pequim-2022

+Resumo do dia nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022

“A gente se esforçou bastante para qualificar o 2-men. Como a gente não teve oportunidade de vir para o evento-teste, ia ter pouco tempo de pista. Então classificamos a dupla justamente para servir de preparação para o 4-men”, afirma Edson Bindilatti, piloto brasileiro.

Se nas duplas o objetivo era mais modesto, no quarteto a história é outra. O Bobsled brasileiro sonha com uma vaga na final olímpica do 4-men. Para isso, precisa ficar no Top 20 após três descidas e conta com um equipamento alugado exclusivamente para os Jogos Olímpicos.

Em 2018, o país chegou perto desse objetivo. Além de ter alcançado a 17ª posição no ranking internacional, o conjunto do Brasil obteve até um Top 15 nos treinos oficiais. Entretanto, um aumento inesperado de temperatura na pista no dia da competição fez que com a equipe terminasse na 23ª posição. Ainda assim, a melhor posição da história na modalidade.

Largada é o principal ponto de atenção para equipe

Dentre os aprendizados tirados com as três descidas no 2-men, os atletas brasileiros reforçam a importância da largada na pista chinesa. Para eles, um bom push (arranque) no início pode potencializar o desempenho do país no 4-men e alcançar o resultado esperado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Enviei o vídeo para meu treinador e ver os pontos que poderia melhorar. O tempo ainda não foi tão boa, mas a postura, a corrida, gostei bastante na terceira descida. É acertar isso com os outros rapazes para o 4-men”, comenta Edson Martins, parceiro de Edson Bindilatti nas duplas do Bobsled brasileiro em Pequim 2022.

Agora, com os treinos oficiais e mais três provas durante a competição do 2-men, o objetivo é acertar os últimos detalhes durante o treinamento oficial do 4-men. As descidas já começam na manhã desta quarta-feira em Pequim 2022.

Disputa do 4-men é esperança do Bobsled brasileiro

O grande foco da equipe brasileira é justamente a prova do quarteto. A partir dessa quarta-feira, 16 de fevereiro, começam os treinos oficiais para todos os conjuntos. As provas serão realizadas no dia 19 de fevereiro, às 9h e às 22h30 no horário de Brasília (20h do dia 19 e 9h30 do dia 20 no horário local).

Diferentemente dos Jogos de PyeongChang 2018, o Bobsled brasileiro teve um ciclo cheio de percalços dessa vez. Marley Linhares, que seria o piloto titular, precisou se afastar por motivos pessoais e Edson Bindilatti retornou para sua quinta Olimpíada. Além disso, a pandemia de covid-19 impediu que o país competisse na temporada 2020/2021.

Apesar disso, a classificação olímpica veio sem sustos, confirmada com o bom desempenho nas etapas da Copa América entre novembro e dezembro de 2021. “Estar aqui é fantástico, poder representar o nosso país e fazer um bom trabalho para que possamos evoluir e crescer ainda mais”, afirma Edson Martins.

O Olimpíada Todo Dia viajou na segurança da Coris, nosso SEGURO VIAGEM OFICIAL

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022